sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Canadá: virus altamente contagioso detetado em 14 de 15 aquaculturas de salmão no Clayoquot Sound

  • Os alunos de uma pequena escola dos arredores de Cork fizeram este rap sobre a crise climática. Echo Live.

  • O ano passado, Penny Napierski suspeitou de que algo errado se passava com o fertilizante malcheiroso espalhado no campo perto da sua casa, e queixou-se ao ministério do Ambiente. Na sequência desta denúncia, descobriu-se num relatório secreto, de 2017, que o Ministério do Ambiente britânico sabia que as lamas de esgoto espalhado em terrenos de Inglaterra continham uma longa lista de contaminantes que poderiam ser prejudiciais à saúde humana ou ao ambiente - desde salmonelas a microplásticos. Unearthed.
  • Foram revelados planos para despejar no mar da Baía de Cardiff, no País de Gales, mais lamas de uma central nuclear em Somerset. Já em 2018 este tipo de operação provocou enorme controvérsia. A EDF Energy quer depositar até 780.000 toneladas de sedimentos dragados como parte dos trabalhos de construção da central nuclear de Hinkley Point C, alegando que todos os testes levados a cabo garantem segurança e que os adversários do projeto estão a ser alarmistas. BBC.
  • Um vírus altamente contagioso, - piscine orthoreovirus -, foi detetado em 14 das 15 aquiculturas de salmão no Clayoquot Sound, na British columbia, Canadá. The Narwhal.
  • Alguns lagos no Ártico estão a expandir-se, enquanto outros estão a desaparecer devido à crise climática, que ameaça ter efeitos devastadores sobre os povos do Ártico que usam esses sistemas de água doce há gerações, descreve a The Narwhal.
  • Aproveitando o ruído mediático à volta do processo de destituição de Trump, o Congresso, pela calada, fez o frete à Exxon Mobil e aprovou uma lei que promove o novo gasoduto entre Chipre e Israel e a construção de terminais de gás na região e do respetivo US-Eastern Mediterranean Energy Center. Para facilitar este vasto projeto, a lei aprovada pelo Congresso revoga a proibição do envio de armas para Chipre imposta em 1987, promove mais apoio militar à Grécia e a Chipre e instrui os EUA a manter a sua frota de drones na região. Já no início de janeiro, os líderes de Israel, Grécia e Chipre tinham assinado esse acordo de construção de um gasoduto para levar gás extraído ao largo das costas de Israel e de Chipre para a Grécia, Itália e Bulgária. Os apoios militares inerentes ao projeto não foram alvo de qualquer tipo de debate ou auscultação por parte dos países envolvidos, tendo todo o processo negocial contado com a intervenção do Hellenic American Leadership Council. Entretanto, o governo grego vai enviar mísseis de defesa Patriot à Arábia Saudita para ajudá-la a proteger as suas instalações de petróleo. 130 militares fazem parte do pacote de apoio militar grego, que, aliás, faz parte de um contingente de militares do Reino Unido, de França e dos EUA. Fontes: The Intercept e Middle East Monitor.
  • No estado do Indiana, a deriva da pulverização massiva do herbicida Dicamba tem destruído a produção de soja e tomate de muitos agricultores vizinhos. As queixas apresentadas ao Office of the Indiana State Chemist têm sido tantas que um pedido de ajuda foi feito ao ministério do Ambiente. NPR.
  • Nos EUA, 10 refinarias de petróleo excedem os limites legais de benzeno cancerígeno. Estudos têm mostrado que populações que vivem à volta de refinarias, geralmente pessoas pobres e de cor, sofrem mais de asma, reporta o The Guardian. Este é, de facto, um problema muito grave, que tem merecido, e continuará a merecer, toda a atenção deste blogue. Por favor confira                                                                                  aqui: 13mar20195fev20193fev201923jan201623ago20146mai201420jan2014.
  • Oitenta aeroportos em todo o mundo poderão estar submersos em 2100 se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a subir e o nível do mar subir 1 metro, alerta uma análise do World Resources Institut citada pela SEJ.
  • Um tribunal de Banguecoque pediu às autoridades da cidade que abandonassem o projeto de construção de um passeio ribeirinho para não provocar inundações e deslocalizar centenas de famílias que dependem do rio para ganhar a vida. Reuters.
  • O governo japonês convocou os embaixadores de 23 países para lhes informar que ia despejar água radioativa da central nuclear de Fukushima no mar e que isso era uma opção segura. OS pescadores locais e a Greenpeace estão frontalmente contra a ideia. «Trata-se de um puro ato de vandalismo industrial», considerou Paul Dorfman, perito em política nuclear.  Common Dreams.
  • Cinco das principais empresas de carvão da Austrália - Peabody, Yancoal Sumitomo, Citic e Whitehaven – não pagaram nenhum imposto na Austrália, apesar de, em conjunto, terem acumulado 54 biliões de rendimentos, reporta Michael West.

Sem comentários: