Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Reflexão - O racismo ambiental é uma chaga nas cidades norte-americanas


O racismo ambiental é uma chaga nas cidades norte-americanas, conclui um estudo de investigadores da University of British Columbia.

Realizado em 10 cidades, - Seattle, Chicago, Houston, Phoenix, Indianápolis, Jacksonville, St. Louis, Los Angeles, New York e Portland, Oregon -, o estudo conclui que nestas cidades e nas áreas urbanas da América do Norte em geral, onde vive mais de 80% da população tanto dos Estados Unidos como do Canadá,  os moradores que desfrutam de algum grau de riqueza e/ou têm educação avançada também desfrutam de acesso mais direto a parques, árvores e outros tipos de espaços cheios de vegetação do que os menos ricos e educados.

«A vegetação mantém as nossas cidades frescas, melhora a qualidade do ar, reduz o escoamento das águas pluviais e reduz o estresse - faz uma enorme diferença no bem-estar dos cidadãos», diz Lorien Nesbitt, investigador e professor do Departamento de Recursos Florestais da UBC. «A questão é que, quando o acesso às zonas verdes não é justo, esses benefícios nem sempre são distribuídos de forma justa, reduzindo o acesso dos nossos cidadãos mais marginalizados que mais precisam deles".
Nesbit sublinha que todos os que vivem numa área urbana, independentemente do rendimento, idade, raça ou educação, devem poder usufruir de um parque a 10 minutos a pé. O ideal é que todos também tenham árvores, arbustos e outros tipos de vegetação crescendo nas suas ruas ou em áreas externas adjacentes a suas casas. Via MNN.
Share:

1 comments:

OLima disse...

Air Pollution from Vehicles in California: People of Color Bear the Biggest Burden
by David Reichmuth, Union of Concerned ScientistsUnion of Concerned Scientists

https://blog.ucsusa.org/dave-reichmuth/pollution-california-people-of-color-bear-burden

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue