Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Há já muito tempo que devíamos estar a poupar e racionar água...

  • Portugal está em risco elevado de escassez de água, titula o Expresso. Mas não se vê nenhuma campanha de poupança de água. POUPEM-NA! Ou será preciso esperar que o Estado pague aos media para fazerem essa campanha?
  • Portugal, Espanha, sul de França, Itália, e Grécia podem enfrentar uma redução nos lucros da agricultura, o que pode resultar na perda de terras agrícolas e no abandono da atividade pelos agricultores, diz um relatório da Agência Europeia do Ambiente. O valor dos terrenos agrícolas nas regiões sul da Europa deverá diminuir entre 60% e 80% até 2100, com dois terços dessa queda de valor concentrada em Itália, onde a perda agregada pode variar entre 58 e 120 biliões em 2100, aproximadamente uma redução de 34-60% em comparação com o período de referência 1961-1990. A frequência da seca aumentará, especialmente no Mediterrâneo durante a primavera e o verão. Nessas áreas, as temperaturas mais altas também podem afetar o setor pecuário em termos de agravamento da saúde animal e redução da produção pecuária. Por outro lado, os valores dos terrenois  agrícolas podem aumentar 8% na Europa Ocidental e numa porcentagem ainda maior nos países nórdicos e bálticos. EurActiv.  
  • Em 2022, Grenoble vai introduzir um sistema de controlo de recolha de resíduos que possibilitará poupanças significativas de taxas para os moradores que cumprem a legislação em vigor em termos de separação. Reporterre.
  • Uma investigação do Business & Human Rights Resource Center (BHRRC) revela que 87% das 23 maiores empresas de mineração de cobalto, cobre, lítio, manganês, níquel e zinco,  - os seis minerais essenciais para o setor de energia renovável -, enfrentaram acusações de abuso, incluindo violações dos direitos à terra, corrupção, violência ou morte nos últimos 10 anos. The Guardian.
  • Os EUA anularam a proibição de lâmpadas ineficientes que deveria entrar no início de 2020. Alega-se que isso seria mau para os consumidores devido ao custo mais alto das lâmpadas eficientes. BBC.
  • A Equinor confirma a ocorrência de um derrame de petróleo no seu terminal de armazenamento nas Bahamas após a passagem do furacão Dorian. Reuters.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue