Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 6 de janeiro de 2024

AÇORES: PLANO DE SITUAÇÃO DO ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO NACIONAL PARA A SUBDIVISÃO DOS AÇORES EM CONSULTA PÚBLICA

Fenais da Ajuda, São Miguel, Açores. Foto: Peregrinação Turística 6out2023.

  • Consulta pública até 28 de março: Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para a Subdivisão dos Açores (PSOEM-Açores). Participa.
  • Como vão funcionar os mercados voluntários de carbono? Jéssica Sousa, ECO.
  • Depois da COP28, presidida por Sultan Al Jaber, diretor da petrolífera estatal Adnoc, temos agora Mukhtar Babayev, ministro do Ambiente do Azerbaijão, após 26 anos ao serviço da estatal de petróleo e gás Socar. O Azerbaijão obtém dois terços das suas receitas provenientes do petróleo e do gás, uma das percentagens mais elevadas do mundo e mais do que o anfitrião da Cop28 – os Emirados Árabes Unidos. O país é governado há 20 anos por Ilham Aliyev, sucessor de seu pai. De acordo com a Human Rights Watch, o governo tinha pelo menos 30 dissidentes políticos nas suas prisões em 2022, continuando as leis restritivas a impedir as organizações não-governamentais de operarem de forma independente, havendo restrições aos media e tortura sistémica de prisioneiros. Joe Lo, CCN. As cimeiras do Clima parecem ter-se tornado um imenso palco de greenwashing onde tudo é manipulado e cozinhado ao sabor da grande indústria petrolífera. 
  • Como os cidadãos dos Países Baixos descobriram que a única coisa que realmente incentivava o ciclismo era uma densa rede de infraestruturas de alta qualidade. Fonte.
  • Três quartos dos principais prémios de publicidade sustentável do Reino Unido foram para agências que trabalham para a indústria dos combustíveis fósseis. TJ Jordan, DeSmog.
  • Vigário diz que nova ciclovia 'para lado nenhum’ e que custou £ 500.000 colocou a sua igreja de 170 anos sob ameaça. David Murray receia que os paroquianos sejam desencorajados pela ciclovia por serem forçados a dar uma volta para entrar na igreja. JAN DISLEY and LIZ HULL, Daily Mail.
  • O projeto de um parque eólico em Ardtaraig, perto de Loch Striven, Escócia, está a ser contestado por significativos impactos paisagísticos e visuais adversos que prejudicarão o turismo local. Andrew Galloway, The Scotsman.
  • O Ministério da Defesa do Reino Unido rejeitou o projeto de um parque eólico de 45 turbinas por temer que a estação de monitorização de testes de armas nucleares fosse afetada por vibrações. Cosmo Sanderson, Recharge News.
  • O mar aproxima-se perigosamente de algumas casas na baía de Mont-Saint-Michel. Os moradores estão preocupados e o poder público pondera o abandono das aldeias. Émilie Massemin, Reporterre.
  • As concessionárias de energia elétrica da Keodo, suas filiais e organizações relacionadas forneceram pelo menos 28,7 biliões de ienes aos governos regionais e autarquias locais, principalmente como doações, durante cinco anos até 31 de março. A maior parte dodinheiro terá sido incorporado nas contas de energia elétrica cobradas aos consumidores. Entre os cerca de 650 casos de doações descobertos, mais de ¥ 100 milhões foram fornecidos aos governos locais em 35 casos, 30 dos quais hospedam ou são vizinhos de centrais nucleares. The Japan Times 2 maio 2012. Via Wayback Machine.
  • Um deputado japonês foi detido em 5 de setembro de 2023 sob suspeita de receber subornos de uma empresa de energia eólica, no âmbito um caso de corrupção sobre o desenvolvimento de energia verde que o governo tem procurado promover. Kyodo News.

Sem comentários: