Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

The Guardian barra publicidade a combustíveis fósseis

  • O The Guardian vai deixar de aceitar e publicar publicidade de indústrias de combustíveis fósseis. Quem se segue?
  • Grupo francês investe dez milhões em aldeamento sustentável em Idanha-a-Nova, conta o Eco. Fantástico: tudo sustentável, tudo ecológico, tudo muito bio, «num território que é reserva natural e protegido pela UNESCO». Alguns dirão que este é já um projeto da nova vaga de descentralização do vale tudo dos vistos gold. 
  • As praias de Sanlucar de Barrameda foram atingidas por esgotos não tratados após as intensas chuvas que se abateram na zona nos últimos dias. Ecologistas en Acción.
  • Porque será que a Croácia avança com um projeto para transformar um importante destino turístico num imenso terminal de gás natural líquido? «Farei tudo para eliminar este projeto», afirma Mirela Ahmetovic, presidente da Câmara de Omisalj, na ilha de Krk. Rotulado de interesse estratégico, já recebeu verbas da União Europeia, muito provavelmente, - sugerem os adversários do projeto -, fruto do poderoso lóbi de petrolíferas como a Shell, a BP, a Total, a ExxonMobil e a Chevron que, desde 2010, gastaram 250 milhões em campanhas a favor de projetos semelhantes. Capaz de receber navios tanque de 280 metros, o terminal fica na baía de Rijeka, mesmo em frente das antigas ruínas da cidade romana de Fulfinum, património da UNESCO. O governo alega que se trata de garantir a independência energética do país, o que muitos observadores consideram um truque para fugir à dependência energética em relação à Rússia. Os opositores do projeto criticam a opacidade de todo um processo que avançou sem escrutínio ou consulta popular, dizem que o terminal não criará mais do que 40 postos de trabalho e duvidam da sua viabilidade económica. Para a realização do projeto foi criada a Adria LNG, um consórcio internacional de empresas de energia que inclui a alemã E.ON Ruhrgas, a francesa Total, a austríaca OMV, a checa-alemã RWE e a eslovena Geoplin. Balkan Insight.
  • A cidade de Saint-Louis, no Senegal, enfrenta uma ameaça de inundação que já viu vilas inteiras perdidas para o Atlântico. Por isso, está em estado de alerta permanente de inundação. The Guardian.
  • Centenas de trabalhadores da Amazon criticaram publicamente as políticas climáticas da empresa, desafiando abertamente a empresa após sofrerem ameaças de despedimento. ClimaInfo.
  • Uma plataforma de organizações ambientais exige respostas das petroquímicas depois de um estudo alemão ter descoberto que novas misturas de combustíveis navais projetados para reduzir as emissões de enxofre causadoras de chuvas ácidas aumentaram as emissões de carbono preto "super poluente", um dos principais fatores de alterações climáticas. RCI.
  • 'The Turning Point' explora a destruição do meio ambiente, as mudanças climáticas e a extinção de espécies sob uma perspectiva diferente. Música de Wantaways.
  • Fotos das piores pragas de gafanhotos que atingem o leste de África, na The Atlantic.

Sem comentários: