segunda-feira, 3 de junho de 2019

Lítio: abertura de concurso para prospeção em 9 áreas de elevado potencial

  • A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto está sem qualquer vigilância, num deplorável estado de abandono e falta de manutenção, denuncia a Quercus.
  • O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, anunciou a abertura do concurso para a prospeção de lítio em 9 das 12 áreas identificadas com elevado potencial, tendo três sido eliminadas por ficarem em áreas ambientalmente sensíveis. Alto Minho.
  • A ZERO fez uma avaliação da gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos relativamente ao ano de 2017, tendo detetado diversas ilegalidades que conduzem Portugal a ficar aquém das metas de recolha e tratamento destes resíduos estabelecidas para esse ano. Com base nas evidências constatadas, a ZERO apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra o Estado Português por incumprimento da legislação comunitária. As ilegalidades detetadas pela ZERO são corroboradas por uma auditoria efetuada pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e homologada pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética em 2017. No entanto, de acordo com a avaliação da ZERO, o Ministério ainda não tomou quaisquer ações decorrentes das conclusões da auditoria, o que não se compreende.
  • Cerca de mil participaram numa festa improvisada em protesto contra o projeto do governo alemão de arrasar três bairros de Berlim para poder abrir uma autoestrada. Entretanto, milhares de cicloturistas invadiram as ruas de Berlim exigindo mais e melhores infraestruras para os utilizadores da bicicleta. Fontes: The Guardian e Deutsche Welle.

Sem comentários: