Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Gondomar: Ministério Público pede condenações por crime ambiental em São Pedro da Cova

  • A Câmara Municipal de Aveiro prepara-se para gerir a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Ribau Esteves já deu um ar da sua graça. Os media dizem que ajudou a semear 1200 bolotas de várias espécies de carvalhos e a plantar outras espécies autóctones. E fê-lo sem luvas, sem botas, sem vestuário adequado à tarefa em causa. E para quê, se o que interessava era aparecer na fotografia, de frente para o sol? Fotos: Terra Nova e Diário de Aveiro.
  • O Ministério Público pede condenações por crime ambiental em São Pedro da Cova. Os responsáveis pela deposição de resíduos perigosos nas escombreiras das minas tinham, segundo o Procurador, todas as condições para saber qual a perigosidade dos resíduos, mas nada fizeram para impermeabilizar os resíduos e impedir a migração de substâncias perigosas para os lençóis freáticos, gerando-se assim a possibilidade de fazer perigar a saúde das populações. O caso remonta a 2001 e 2002 quando centenas de milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, foram depositadas nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, Gondomar. A Junta de Freguesia de São Pedro da Cova pediu uma indemnização superior a dois milhões de euros para investir na requalificação do espaço e do património mineiro. JN.
  • A Noruega está a proibir a circulação de carros no centro de Oslo. Os lugares de estacionamento estão a ser substituídas por canteiros de flores e constroem-se 60 km de ciclovias. Twitter.
  • 13 sistemas de água no estado do Michigan registam níveis elevados de chumbo,admite um relatório do Michigan Department of Environmental Quality. The Hill.
  • Durante vários anos, a cientista climática Maria Caffrey liderou um estudo pioneiro descrevendo os riscos da subida do nível dos mares nos parques nacionais dos EUA. Acaba de ser dedspedida, por ter resistido às pressões das autoridades federais para remover do seu relatório científico todas as referências às causas humanas das alterações climáticas. Reveal.
  • Porque é que uma pasta de dentes é vendida dentro de uma embalagem inútil? Assine a petição.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue