Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Portugal: Renováveis satisfazem 52% do consumo de energia em 2018

  • A energia produzida pelas renováveis abasteceu 52% do consumo nacional em 2018, repartida pela eólica e hidroelétrica (cada uma com 23%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,5%). REN. Entretanto, as renováveis ultrapassaram o carvão como principal fonte de energia da Alemanha pela primeira vez no ano passado, respondendo por pouco mais de 40% da produção de eletricidade. Reuters.
  • Um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas alemãs do mar do Norte, três dos quais transportam uma substância potencialmente perigosa. O peróxido orgânico em pó é um composto químico extremamente inflamável, usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC. O contacto com este composto pode provocar, entre outros efeitos, irritação das vias respiratórias. DN.
  • Cerca de um terço dos carros novos vendidos na Noruega em 2018 são elétricos, titula a Reuters.
  • Os investigadores estão curiosos perante consequência inesperada das alterações climáticas: rios e lagos estão a secar apesar do aumento da precipitação pluviométrica. Há quem diga  que a subida das temperaturas tem tornado os solos mais secos, o que os faz absorver mais água da chuva e, por isso, chega menos água aos lagos e rios. Por sua vez, solos mais secos exigem mais regas para as culturas. Este fenómeno é mau para as zonas áridas em crescimento, como o sudoeste americano, onde pessoas, energia e agricultura já contam com poucas reservas de água. Twitter.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue