Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 30 de dezembro de 2018

Oliveira do Hospital: escolas deixam de fornecer água em garrafas de plástico

  • O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, vai deixar de vender água em garrafas de plástico a partir de janeiro de 2019. O mesmo acontecerá em relação a pratos, colheres, copos e outros utensílios de plástico. JN.
  • A Universidade de Vigo lançou mais um satélite para combater incêndios florestais. O Lume-1 é o quarto satélite posto em órbita por aquela instituição, desta vez da base espacial russa de Vostochny, na Sibéria, a bordo de uma nave espacial Soyuz. El País.
  • O governo da Catalunha abriu a segunda linha de ajuda, no valor total de 360 mil euros, para a aquisição de baterias a serem integradas em instalações de autoconsumo solar fotovoltaico. Isto representa um apoio de até 60% do custo das baterias. Energías Renovables.
  • O maior grupo de lóbi na Europa prepara-se para impedir uma iniciativa da UE para impulsionar a ação contra as alterações climáticas, revela um memorando interno obtido pela Greenpeace. Segundo o documento, a BusinessEurope, que representa 40 federações de comércio em toda a UE e 70 corporações globais como a ExxonMobil, a Google e a Facebook, descreve «como se oporá ao novo aumento de ambição» e «desafiará o processo»: os seus membros deverão fazer passar mensagens positivas sobre a ação climática «desde que permaneça como uma declaração política, sem implicações na legislação de 2030 da EU». Uma das táticas sugeridas será exigir maior transparência e avaliações de impactos nos custos para as empresas. Unearthed.
  • As minas de chumbo e zinco de Red Dog. No Alaska, libertaram 378 mil toneladas de substâncias químicas tóxicas. Os habitantes de Kotzebue, a 80 milhas das minas, estão muito preocupados com os impactos negativos sobre a sua saúde. National Geographic.
  • A ilha de Kokota, no arquipélago de Zanzibar, estava à beira de um enorme desastre ecológico. Mas as pessoas arregaçaram as mangas e plantaram milhares de árvores. Os equilíbrios foram restabelecidos e o caso tornou~se um exemplo de adaptação ás alterações climáticas. National Geographic.
  • O Ibama negou licença para exploração de petróleo na foz do Amazonas. A Total não apresentou plano de emergência adequado em caso de derrames. Bahia.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue