Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Comissão Europeia tinha plano para congelar pacote de medidas ambientais

  • A Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Junckers tinha um plano para suspender ou abandonar uma série de leis destinadas a melhorar a qualidade do ar, reduzir os resíduos e promover a reciclagem. Esse plano estaria a cumprir os desejos expressos pelo poderoso lóbi representado pela BusinessEurope. Portugal foi um dos países que pediu a Juncker a manutenção do pacote de medidas previsto e que incluía, entre outros, (1) o objetivo de 70% de reciclagem dos resíduos municipais até 2030, (2) o objetivo de 70% de reciclagem de embalagens em vidro, papel, metal e plástico at’e 2030, (3) a proibição de despejo de recicláveis e biodegradáveis em aterros até 2025, (4) o estabelecimento, a nível nacional, de limites de emissões de dióxido de nitrogénio e a obrigatoriedade de os cumprir de modo a combater e reduzir a poluição transfronteiriça, e, consequentemente, reduzir os problemas respiratórios que têm afetado tanta gente.
  • O Canadá declarou a quarentena aos aviários do extremo ocidental da província da British columbia na sequência de um surto de gripe das aves. Desta vez o surto de gripe das aves atinge o Canadá. Apesar de acorrer num país com uma imagem tão limpa, tão liofilizada como o Canadá e numa época do ano em que as temperaturas mergulham a sério, este surto confirma o que muito especialista já disse sobre o assunto: que os surtos de gripe das aves ocorrem porque as aves vivem em espaços exíguos, nada saudáveis e porque ingerem elevadas quantidades de anti-bióticos que acabam por as tornar frágeis perante ameaças normais.
  • A cidade do México continua a afundar-se na proporção em que os seus habitantes extraem água dos seus aquíferos subterrâneos.
  • Décadas de extração ilegal de ouro no sudeste de Madre de Dios destruiu mais de 230 Km2 de floresta e contaminou rios com o mercúrio utilizado no processo de extração. A desflorestação é responsável por cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa do Peru, contribuindo para o aquecimento global e prejudicandoa população local.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue