Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 14 de dezembro de 2014

O fracasso da cimeira do clima

Imagem retirada do The Guardian.

O fracasso da cimeira do clima, por Antonio Ruiz de Elvira, catedrático de Física Aplicada da Universidad de Alcalá de Henares, Madrid (tradução livre, sumariada)

Esta cimeira não conseguiu nada. As emissões de dióxido de carbono seguem o seu ritmo normal, a concentração de dióxido de carbono continua a subir, o mundo continua queimando combustíveis fósseis e alterando o clima. 
A solução está ao nosso alcance, mas, tal como a crise económica e como o clima, com responsáveis bem identificados que atiraram a pedra e esconderam a mão, preferimos caminhar para o abismo.
Dizer que não há remédio é uma das mentiras mais estúpidas e a atitude mais imbecil que se pode tomar. Tudo tem remédio, exceto a morte. 
Custa muito corrigir os erros, especialmente se não quisermos estragar nada. Agora, se não nos esforçarmos, então é que não há conserto.
O fracasso da cimeira de Lima não é o fracasso dos governantes. Estes só fazem o que os governados os deixam fazer. A responsabilidade é nossa, de todos. De cada um de nós.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue