quarta-feira, 13 de julho de 2011

Erosão destrói ícone de praia

  • Caiu Gago Coutinho, o penedo-ícone da praia dos Olhos d'Água. "Quem lhe deu o nome foram os estudantes de Coimbra", conta Leonel Santos, um antigo pescador, que recorda Zeca AfonsoAdriano Correia de Oliveira e outros nomes ligados à música de intervenção e que passavam férias nesta antiga aldeia de pescadores, hoje uma vila com hotéis construídos em cima de falésias. PúblicoErosões há muitas. Uma esboroa penedos-ícones em muitas praias. Outra esboroa muita música que representou muito para tanta gente. Prefiro a primeira porque é frontal e natural. A outra é insidiosa e velhaca.
  • Ora aqui temos uma de greenwash: vão promover ruído, vão fomentar o consumo de plástico à brava, mas dizem que são todos amigos do Ambiente. Ai Ambiente, tens as costas tão largas!
  • A EDP Renováveis, financiada pelo Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, vai instalar um parque eólico em Pestera, Roménia. Energías Renovables.
  • CDS/PP questiona empreitada duvidosa na Madeira.  Público.
  • Sistema inteligente de iluminação pública está a ser testado na Universidade de Tecnologia da Holanda. Sensores reduzem a intensidade da iluminação em 20% quando não há movimento. GizMag.
  • O parque eólico de Walney, a 14 km da costa de Cumbria, Inglaterra, faz do Reino Unido o líder mundial das eólicas. Energías Renovables.
  • A malária pode ser combatida usando um truque muito simples: atraindo os mosquitos com chulé. O projeto está a ser desenvolvido pela London School of Hygiene and Tropical Medicine com patrocinio da Bill and Melinda Gates Foundation e da Grand Challenges Foundation. The GuardianQuerem ver que o chulé já foi patenteado?
  • O projeto de Warrant Buffet e Bill Gates Water Efficient Maize for Africa, um plano de introdução de milho resistente à seca e ao calor intenso, é um autêntico cavalo de Tróia que vai abrir as portas à invasão de milho transgénico da Monsanto e da BASF e ameaçar a soberania alimentar de toda a África, alerta o Centro Africano para a BiossegurançaTruthout.
  • O congresso chileno aprovou a Convenção UPOV 91 que concede direitos de patente a novas variedades de sementes, uma exigência dos tratados de comércio livre. A Convenção é benéfica para o país, garante a ChileBio, uma associação de indústrias de biotecnologia que inclui a Monsanto, a Bayer, a Dow AgroSciences, a Syngenta e a Pioneer. Organizações ambientalistas e de defesa dos direitos humanos contestam a situação alertando para a destruição da biodiversidade. Entretanto, 17 senadores já interpuseram um recurso no Tribunal Constitucional. IPS.
  • O ministério do Ambiente do Peru acusa 6 empresas mineiras - Minera Los Quenuales S.A., Minera Casapalca S.A., Votorantim - Cajamarquilla S.A., Volcan Compañía Minera S.A.A., Perubar S.A. y Compañía Minera San Juan S.A. – de contaminação do rio Rimac. Ambientum.
  • Os fabricantes de produtos das marcas como a Abercrombie & Fitch, as Adidas, a Calvin Klein, a Converse, a H&M, a Lacoste, a Li Ning, a Nike e a Puma poluem rios chineses com substâncias tóxicas, acusa a Greenpeace em relatório elaborado após investigação que durou um ano. The Telegraph.

1 comentário:

Fada do bosque disse...

Essa do chulé! :)) também vão patentear... se é que ainda não foi. :)