Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 7 de setembro de 2025

QUE ÁRVORES FAZEM FRENTE AOS INCÊNDIOS?

João Ferreira, Daniel Pinheiro e Pedro Alves.
  • Muito se tem falado dos incêndios em Portugal. Uma das questões mais faladas, é se as espécies de árvores e plantas representadas na nossa flora, têm alguma interferência no desenvolvimento dos incêndios. Por outras palavras, se há árvores que ajudam os incêndios a propagarem-se mais e se há espécies que retardam ou até impedem o fogo de avançar. João Ferreira, Daniel Pinheiro e Pedro Alves retrataram e documentaram o que foram alguns incêndios no Minho. Evidências colhidas em Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca: o fogo arrasou eucaliptais e deteve-se perante bétulas, freixos, amieiros, salgueiros e carvalhos. Fonte.
  • Penafiel e Marco de Canaveses têm quatro vezes mais casos de tuberculose que a média nacional. Unidade de Saúde lança programa para evitar silicose nos trabalhadores das pedreiras. Fonte.
  • Um fabricante de plásticos da Pensilvânia foi multado em 2,6 milhões de dólares por violar a lei federal Clean Water Act e assegurará que não haverá mais fugas de pellets de plástico para os cursos de água, segundo uma proposta de acordo com dois grupos ambientalistas. Fonte.
  • Trump diz que a indústria petrolífera dos EUA é mais limpa do que a de outros países. Novos dados revelam emissões maciças dos poços do Texas. A indústria petrolífera apresenta o Texas como uma história de sucesso no controlo das emissões de metano, que contribuem para o aquecimento do clima. O regulador do estado, no entanto, concede quase todos os pedidos para queimar ou liberar gás na atmosfera. Fonte.

Sem comentários: