Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 7 de setembro de 2025

BICO CALADO

Armando Franca / AP / JNegócios
  • Elevador da Glória: Vistorias de 24 horas foram reduzidas para inspeções de 30 minutos. Fonte.
  • “(…) Uma tragédia com transportes públicos na Sérvia levou a manifestações de milhões de pessoas há meses, nas ruas, que exigem serviços públicos bem mantidos e profissionais bem pagos. Na Grécia outra tragédia semelhante levou à maior greve geral de sempre no país. Nos próximos dias, talvez horas, vamos ficar a saber se os portugueses que não andam de motorista e jacto privado entraram no clube dos que estão em risco quando entram num transporte público, porque os Governos entraram em rota de colisão com os nossos direitos elementares.” Raquel Varela.
  • O reitor da Universidade do Porto diz que recebeu pressões de várias pessoas "influentes e com acesso ao poder" para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no concurso especial de acesso para licenciados noutras áreas. O tema chegou ao ministro da Educação, que ligou ao reitor António Sousa Pereira a manifestar disponibilidade para que se criassem vagas extraordinárias, de modo a que estes alunos tivessem lugar num dos cursos mais cobiçados do país. “O ministro gostaria que isso fosse feito, mas eu disse-lhe: 'Eu não o faço. Eu cumpro a lei. Se o senhor ministro entende que deve ser de outra maneira, dê-me a ordem e eu executo-a", relata ao Expresso o responsável máximo da UP. Joana Pereira Bastos Jornalista.
  • Elevador da Glória – Garcia Pereira à CNN, 4 de setembro 2025, 21h50.

Fonte da imagem original, aqui.
  • Marco Silva, mandatário de candidatura do Chega à Câmara de Vendas Novas, detido por atear fogos em Montemor-o-Novo. Fonte.
  • “Estávamos a discutir algo sério, o plano de pormenor do Cais do Paraíso, um projeto que vai marcar para sempre a paisagem e a vida da nossa cidade. No início da sessão, o presidente da Assembleia Municipal — que é também candidato à Câmara pelo PSD/CDS — decidiu dar a palavra a um cidadão aveirense. Nada contra, se não fosse o facto de esse cidadão ser Armando Grave, uma das figuras de topo do Chega em Aveiro. O problema não está em quem ele é, mas no privilégio que lhe foi concedido: não tinha feito o pedido no prazo de 24 horas, como todos os outros cidadãos são obrigados a cumprir, mas ainda assim abriram uma exceção. Só para ele. Pouco depois, a Dra. Maria Manuel Candal reclamou. Não pediu privilégios, apenas reclamou a mesma justiça, a mesma regra para todos. E qual foi a resposta? Foi aconselhada a calar-se. Foi chamada de mal-educada. Foi humilhada em plena Assembleia Municipal, apenas por ter levantado a voz contra uma desigualdade gritante.Fonte.
  • Dois jesuítas espanhóis condenados por encobrir crimes de pedofilia na Bolívia. Fonte.
  • A Google assinou um contrato de 45 milhões de dólares com o gabinete do primeiro-ministro israelita para levar a cabo uma campanha global de publicidade digital que promove as mensagens do Estado israelita durante o genocídio em curso em Gaza. Assinado em junho de 2025, o contrato com a Google - que abrange o YouTube e o Display & Video 360, o serviço de anúncios digitais da empresa - autorizava uma extensa campanha de propaganda rotulada explicitamente como hasbara, um termo hebraico que denota propaganda apoiada pelo Estado, frequentemente utilizada para branquear as ações militares israelitas. Fonte.
  • Desde o início do genocídio em Gaza, a UE concedeu às empresas de tecnologia israelitas geridas por ex-soldados da FDI quase 500 milhões de euros em subvenções à investigação. Alguns dos fundadores destas start-ups tecnológicas serviram como reservistas em Gaza e, pelo menos num caso, a tecnologia foi utilizada para ajudar o genocídio. Fonte.
  • A American Friends of Judea and Samaria, uma organização sem fins lucrativos registada, utiliza donativos dedutíveis nos impostos para ajudar a fornecer equipamento aos soldados israelitas. Fonte.
  • O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, terá admitido que a guerra na Ucrânia foi um fator que contribuiu para que a UE aceitasse o seu muito criticado acordo comercial com os EUA, numa grande rutura com a linha oficial adotada pelo executivo da UE. Fonte.
  • O fotojornalista palestiniano Rasmi Jihad Salem foi morto na terça-feira à noite num ataque aéreo da ocupação israelita na cidade de Gaza. Fonte.

Sem comentários: