Praia do Carvalhal
- Ana Matos Fernandes, anunciou uma inspeção aos acessos das praias na costa de Grândola, reafirmando que as praias são públicas e não podem ser bloqueadas. A iniciativa visa garantir o livre acesso aos cidadãos, após denúncias de possíveis restrições ilegais por parte de estabelecimentos ou propriedades privadas. A inspeção será realizada para assegurar o cumprimento da lei e a preservação do direito de todos às áreas costeiras. Fonte.
- Valongo reduz perdas de água para menos de 8%, um dos valores mais baixos de Portugal. Fonte.
- Assim acabou o cortejo de 100 carros da Queima das Fitas de 2025: uma semana depois, muita madeira, milhares de flores de papel e arame amontoavam-se numa lixeira, ao ar livre. Fonte.
- Três toneladas de urânio legalmente despejadas num estuário inglês protegido em nove anos. Fonte.
- Von der Leyen, Costa e Metsola viajaram num jato privado de Bruxelas para o Luxemburgo. Fonte. Com exemplos deste, não há planeta que resista.
- Há quase dois séculos, membros de tribos nativas americanas procuraram a proteção dos Everglades da Florida durante as guerras Seminole, enquanto se escondiam das forças governamentais que procuravam bani-los para territórios indígenas que mais tarde se tornaram Oklahoma. Agora, à medida que a administração Trump continua a cortar em grande escala o financiamento federal de projetos de conservação, a tribo Miccosukee está a avançar para cumprir o que considera ser uma "obrigação moral" de retribuir o favor. A tribo está a procurar comprar e proteger terras ambientalmente significativas, incluindo algumas que outrora serviram de refúgio, num acordo de parceria inovador com a Florida Wildlife Corridor Foundation. O corredor é um projeto ambicioso que visa ligar 18 milhões de acres (7,3 milhões de hectares) de terras selvagens estatais e privadas num habitat contíguo e seguro para dezenas de espécies ameaçadas e errantes, incluindo ursos negros, veados de Key e panteras da Florida. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário