- A Praia da Lagoa, em Porto Santo, Madeira, é palco de investimento turístico ao arrepio da lei, denuncia Ana Antunes, profissional na área do Ordenamento do Território e frequentadora da zona há mais de 30 anos. Tudo porque os investidores implantaram um bar de praia que, segundo ela, não cumpre o estabelecido no Programa da Orla Costeira. Para cúmulo, a bandeira azul foi lá hasteada com a presença dos responsáveis locais, depois de Ana Antunes ter apresentado quexas junto das autoridades competentes. “Os empreendimentos turísticos instalados apropriaram-se de áreas públicas. É uma extensão considerável da melhor zona da praia do Porto Santo. Na prática, resulta na privatização da praia – que é pública – com a conivência da Câmara Municipal do Poto Santo e do Governo Regional, uma vez que quer o PDM que o POC determinam um acesso da Estrada Regional até à praia, desembocando na imediação do antigo bar de praia Tia Maria”, acrescenta Ana Antunes. Jornal da Madeira 24jul2024.
- Aviso amarelo até domingo com temperaturas normais, titula o Jornal da Madeira. Fantástico. Se as temperaturas são normais para a época, porquê o aviso amarelo? Ou há por aqui um fretezinho às indústrias do turismo?
- Consulta pública até 14 de gosto: Marina de Setúbal. A futura marina irá localizar-se no estuário do Sado, na área atualmente ocupada pela Doca do Clube Naval Setubalense, situada na frente ribeirinha e na zona central da cidade de Setúbal. Este projeto insere-se numa zona que será sujeita a uma intervenção mais abrangente, que inclui a regeneração urbana da frente ribeirinha da cidade entre as docas das Fontainhas e dos Pescadores.
- O presidente da Junta de Freguesia de Fátima (PSD), um empresário e uma empresa que explora uma pedreira foram acusa dos de recebimento indevido de vantagem e abuso de poder. Em causa a cedência de um terreno da autarquia para o depósito ilegal de inertes da firma Filstone. Segundo a investigação da PJ de Leiria, em troca, Humberto Silva terá recebido bilhetes para jogos do Benfica e do Sporting, além de obras de remodelação na casa de família. JN 24jul2024.
- Seis javalis foram abatidos, no início do mês de julho, na zona florestal contígua à praia do Creiro, na Serra da Arrábida, em Setúbal, depois de várias pessoas se terem queixado de tentativas de ataques. O abate foi realizado por dois caçadores e acompanhado pelo ICNF. Fonte.
- Centenas de pessoas assinaram uma petição dirigida à Assembleia da República pela redução do ruído no concelho de Vila Franca de Xira provocado pela mudança das rotas dos aviões. Em causa está o aumento do ruído provocado na zona mais a sul do concelho de Vila Franca de Xira, nomeadamente Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Vialonga e Alverca do Ribatejo pelo novo sistema implementado pela NAV relativamente ao acesso ao aeroporto de Lisboa. Fonte.
- Uma vaga de nova produção de petróleo e gás em 2024 ameaça libertar quase 12 mil milhões de toneladas de emissões que aquecem o planeta, com os países mais ricos do mundo - como os EUA e o Reino Unido - a liderarem uma corrida desenfreada à expansão dos combustíveis fósseis, apesar dos seus compromissos climáticos. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário