Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 26 de julho de 2024

BANHOS DESACONSELHADOS EM PRAIAS DE ESPINHO E PORTO

  • A ida a banhos foi desaconselhada nas praias Seca e da Frente Azul, no concelho de Espinho, e na praia de Salgueiros, Porto, após as análises da qualidade das águas terem revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se por isso imprópria para banhos. Fonte.

  • A Universidade do Algarve está a promover a introdução da cultura da pitaia, também conhecida como fruta do dragão, na região do Algarve. Originária da América Central, esta fruta apresenta duas características que a tornam atrativa para cultivo: consome menos água do que o abacate e a laranja, e possui um valor de mercado significativamente elevado. Fonte.
  • Falésias instáveis obrigam a Câmara de Peniche a relocalizar marginal para o interior. A atual avenida passará a ser um circuito pedonal e ciclovia. JN 25Jul2024.
  • Alunos tiram as medidas às árvores no Parque da Cidade do Porto para saber que carbono capturam. Anota-se a espécie a que pertencem e mede-se o diâmetro e a altura das árvores com a ajuda da fita métrica e de uma aplicação promovida pela NASA que instalaram no telemóvel. A capacidade de capturar carbono depende da dimensão e do tipo de árvore. Por exemplo, os carvalhos são das melhores espécies nesta função. Depois, os voos de um drone fazem a fotogrametria, ou seja, sobrepõe-se várias imagens para também estimar a altura das árvores. Na terceira fase, ordens são dadas ao satélite GeoSat-2 para recolher imagens da região em estudo. Todos estes dados serão comparados com os dados de satélite para depois se aplicar uma fórmula e perceber qual o verdadeiro impacto das árvores que foram catalogadas e confirmar se os resultados de campo correspondem aos resultados de satélite. Público 25Jul2024.
  • Paris tem os Jogos, mas não tem os fregueses. Muitos moradores aproveitaram para financiar as próprias férias com recurso ao Airbnb. Compensou arrendar as casas e ir para fora enquanto estrangeiros pagam balúrdios para estarem no coração da cidade durante os Jogos. Público 25Jul2024.
  • Quase uma em cada seis das 4541 notas analisadas, provenientes de 207 países, inclui a vida selvagem, revela um estudo recente. Fonte.
  • O Estado moçambicano perde cerca de 50 milhões de meticais por ano em impostos não pagos e mal pagos com a exploração de ouro e calcário na província de Sofala, segundo o Centro de IntegridadePública. Fonte.
  • Os ativistas do clima participaram numa “onda de protestos” em toda a Europa, sob o lema “o petróleo mata”. Os protestos tiveram lugar na Alemanha, Áustria, Suíça, Noruega, Espanha e Finlândia, enquanto no Reino Unido 10 ativistas da Just Stop Oil foram detidos por suspeita de planearem perturbações no aeroporto de Heathrow. The Guardian.


Sem comentários: