domingo, 17 de março de 2024

SINES: CALB TEM DE COMPENSAR ABATE DE 700 SOBREIROS PARA SEGURAR FÁBRICA DE BATERIAS DE LÍTIO

  • Construção da fábrica de baterias de lítio da chinesa CALB tem aval da APA, mas com muitas condições, como compensar o abate de 700 sobreiros. Para além da fábrica, que inclui cinco edifícios de produção (um de eléctrodos, outro de fabrico de células, uma fábrica de invólucros e duas naves para formação, montagem e embalagem), o projeto inclui uma linha de muito alta tensão que implica o abate de 700 sobreiros, o que surge como um dos principais impactos negativos identificados. Francisco Alves Rito, Público 15mar2024.
  • Os esquemas de carbono são apresentados como uma forma de transferir milhares de milhões em financiamento climático para o mundo em desenvolvimento, mas as pessoas envolvidas no projeto Kariba, no Zimbabué, dizem que a maior parte dos lucros nunca lhes chega. The Guardian.
  • As empresas de água em Inglaterra e no País de Gales registaram um aumento de 82% nos seus lucros desde 2019. Os Lib Dems vão propor uma taxa adicional de 16% sobre o imposto sobre as empresas de água e pedir que este seja utilizado para pagar a limpeza dos rios e também os salários dos jornalistas ambientais em cada região. As empresas de água tencionam aumentar as faturas até 40% até ao final da década, a fim de pagar as melhorias das infra-estruturas, tais como a reparação de condutas com fugas e a construção de novos esgotos. Helena Horton, The Guardian.
  • Mobilizações em defesa do transporte público coletivo têm reunido jovens ambientalistas e sindicalistas na Alemanha. Numa aliança intitulada wirfahrenzusammen, jogo de palavras que pode ser traduzido como “andamos juntos”, os dois grupos têm somado forças nos últimos anos para organizar greves climáticas, reivindicar priorização do transporte público e defender melhores condições de trabalho no setor. As parcerias ganharam corpo em 2023 e abriram horizonte para novas mobilizações agora em 2024. O movimento conta com o apoio do Ver.di, segundo maior sindicato da Alemanha que representa, entre outros, os trabalhadores dos serviços públicos de transporte, e com integrantes da juventude ambientalista do Fridays for Future, além da simpatia de partidos e políticos. DANIEL SANTINI, Jacobina. Via Esquerda.

Sem comentários: