terça-feira, 23 de novembro de 2021

Áustria ameaça processar UE se a energia nuclear for considerada 'verde' e 'sustentável'

  • A Finlândia pronunciou-se contra o projeto de "Taxonomy Climate Delegated Act" da UE, afirmando que a classificação proposta da biomassa ao abrigo das regras financeiras verdes da UE vai contra os interesses nacionais do país. De acordo com a proposta, "a silvicultura seria excluída da taxonomia, o que tornaria mais difícil o acesso ao financiamento para investimentos florestais", diz o governo finlandês. Para a Finlândia, onde a silvicultura representa cerca de 20% das exportações do país, a proposta aumentaria as obrigações de controlar a sustentabilidade climática da utilização das florestas, o que apenas aumentaria a burocracia, e não temos a certeza de que ajudaria a combater as alterações climáticas. Nikolaus J. Kurmayer e Pekka Vanttinen, EurActiv.
  • Mais de 5.000 casas em Inglaterra aprovadas para serem construídas em zonas inundáveis. As seguradoras avisam mas os construtores dizem que a crise habitacional os deixa sem escolha. Gwyn Topham, TheGuardian.
  • Os jovens ativistas das Fridays For Future Scotland condenaram a cimeira do clima COP26 como "teatro capitalista" inundada de "lobistas de combustíveis fósseis" e comprometida por grenwashing e patrocínio corporativo durante um debate ao vivo. Os cinco estudantes com idades entre os 15 e 17 anos discutiram a ansiedade climática, a falta de ciência climática no ensino secundário, o fracasso dos media bilionários em relatar a ciência, as promessas quebradas feitas pelos líderes mundiais em cimeiras anteriores, e a necessidade de ativismo e solidariedade na linha da frente. Brendan Montague, The Ecologist.
  • A ministra austríaca da Energia e Clima, Leonore Gewessler, disse que o seu país estava pronto a ir a tribunal se a UE decidisse incluir a energia nuclear na taxonomia do bloco sobre finanças sustentáveis. A Áustria está no centro de uma aliança de cinco países que reúne a Dinamarca, Alemanha, Luxemburgo e Portugal, que procura impedir a inclusão da energia nuclear nas regras financeiras verdes da UE. A aliança foi lançada durante a cimeira do clima da COP26 em Glasgow. "Os danos consideráveis causados pela energia nuclear estão bem documentados historicamente", explicou, citando "os perigos da própria energia nuclear", como evidenciado pelos desastres de Chernobyl e Fukushima. A eliminação segura do combustível radioativo usado é também motivo de preocupação. "Ainda não encontrámos uma solução global para a questão do armazenamento final", disse ela. Além disso, a energia nuclear "é demasiado cara e demasiado lenta para dar um contributo" para os objetivos climáticos do bloco, continuou Gewessler. Um grupo de doze países da UE, liderados pela França e Finlândia, querem que a energia nuclear seja incluída, argumentando que se trata de uma fonte de energia com baixo teor de carbono e que os resíduos radioativos podem ser tratados com segurança se forem tomadas medidas adequadas. Nikolaus J. Kurmayer, EurActiv.
  • Ativistas do clima levam a África do Sul a tribunal por causa da política do carvão. Isabella Kaminski, The Guardian.
  • A fotojornalista Amber Bracken foi detida quando fazia uma reportagem para The Narwhal em território Wet'suwet'en no noroeste da Colúmbia Britânica. O jornalismo não é um crime. Os jornalistas desempenham um papel essencial na prestação de testemunho numa democracia e têm o direito de relatar a partir das zonas de injunção. Amber estava lá para ser como olhos para o resto de nós, pois o conflito no território Wet'suwet'en levantou questões cruciais de justiça e direitos indígenas que se repercutiram em todo o Canadá. Se for caso disso, apele ao Ministro da Segurança Pública MarcoMendicino para proteger a liberdade de imprensa.
  • Heritage Foundation - grupo de reflexão obscuro financiado pela indústria de armas nucleares, quer que os fabricantes de armas fiquem isentos dos regulamentos climáticos e pandémicos. Sarah Lazare, RSN.
  • Atlas da corrupção climática. Desde o lóbi dos combustíveis fósseis até ao comércio ilegal de pau-rosa, o Climate & Corruption Atlas da Transparency International documenta casos de corrupção no financiamento climático. Estes casos sublinham a importância de proteger estes fluxos multi-bilionários de dinheiro da corrupção. Transparency International.

Sem comentários: