quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Oliveira do Hospital: biocombustível a partir de resíduos de podas

  • Um projeto de aproveitamento de resíduos das podas de vinhas e árvores de fruto na produção de biocombustível avançado está a ser desenvolvido no Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital. O biocombustível é similar e equivalente ao gasóleo agrícola para usar nas próprias máquinas de exploração e de atividade agrícola. Lusa.
  • «O Ministério do Ambiente não pode fazer nada, no sentido em que o poder local é uma das principais conquistas de Abril e mal ia se interferisse numa decisão sobre a construção de um parque de estacionamento urbano». João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, sobre a construção do parque de estacionamento subterrâneo na zona do Rossio, em Aveiro. Diário de Aveiro.
  • Na segunda-feira, 27 de janeiro, a água da Veia Real, em Cochadas, Coimbra, corria muito poluída. O problema é antigo e já foi motivo de várias queixas e de promessas de resolução que parecem demorar a serem concretizadas. Por isso, Rogério Guímaro desabafa: «Convidamos o Sr ministro da poluição, o presidente da APA, da CCDRC, da ERSAR e o Sr Presidente da República, para um banho nestas águas límpidas e no final, uma SELFIE, pois este é verdadeiramente o espelho e fotografia dos nossos políticos!»
  • Clubes de futebol franceses usam cada vez mais transportes públicos e menos avião para reduzir a sua pegada de carbono. EurActiv.
  • Os outrora movimentados bairros de lata do litoral de Lagos, Nigéria, estão desertos. A Marinha «limpou» toda a zona nas últimas semanas para alegadamente acabar com o constante roubo de combustível dos oleodutos. Os mais informados sabem que se trata de uma vasta operação de gentrificação de toda a zona para lá construir edifícios. AFT/Oil Gas Daily.
  • Passada uma década, a operação ilegal da Rhode Island Recycled Metals (RIRM) insiste em expandir-se. Instalada em 2009 sem as devidas licenças, a RIRM só em 2015 é que foi alvo de ação do Estado numa tentativa de repor a legalidade. A zona onde está implantada em South Providence tem sido palco de desmantelamento de computadores, navios e veículos, atividades que contaminaram o solo e poluem o rio Providence. Apesar de tudo isto, a gerência conseguiu, há 4 anos, licença para desmantelar resíduos eletrónicos sem garantir as necessárias infraestruturas que evitem a fuga de substâncias contaminantes. Por isso, uma centena de ativistas manifestou-se contra o aumento do volume de resíduos a tratar uma vez que isso irá aumentar significativamente a circulação de camiões pesados junto de uma escola.
  • Cerca de 96.000 galões, o suficiente para encher mais de 500.000 garrafas de vinho, derramaram da Rodney Strong Vineyards para o rio Russian, na Califórnia. The Press Democrat.
  • O papa Francisco recordou a tragédia de Brumadinho, no Brasil, onde há um ano a rutura de uma barragem de mineração provocou 270 mortos, e apelou para a ajuda aos familiares das vítimas e a proteção do ambiente. Notícias ao minuto.
  • A Companhia Estadual de Águas e Esgoto e seus ex-diretores e gerente são acusados de responsabilidades na poluição, com o lançamento de esgoto não tratado em cinco estações de tratamento de esgoto, na Baía de Guanabara e no Oceano Atlântico desde 2015. EcoDebate.
  • Em Viena, quem usar transporte público, andar de bicicleta ou caminhar, pode, através de uma aplicação, ganhar ingressos gratuitos para espetáculos e museus. Space Daily.

Sem comentários: