quarta-feira, 26 de setembro de 2018

França: Estado e Michelin pagam a retirada de milhares de pneus afundados nos anos 80 para criar um coral artificial

  • Portugal é um dos 14 Estados-membros da União Europeiaque está em risco de falhar a meta de 50% de reciclagem de resíduos municipais até 2020. Além disso, Portugal é um dos Estados-membros que não cumpre as metas específicas de reciclagem de vidro, conjuntamente com Grécia, Malta, Chipre, Hungria, Polónia e Roménia. Os países do bloco comunitário comprometeram-se a alcançar o objetivo de 50% de reciclagem de resíduos municipais até 2020. A diretiva foi recentemente revista para incluir metas mais ambiciosas: 55% em 2025, 60% em 2030, e 65% em 2035. A Comissão Europeia irá realizar visitas aos Estados-membros que estão em risco de não respeitar a meta em 2020, para «discutir as oportunidades e os desafios com as autoridades nacionais, regionais e locais, assim como com agentes económicos, incluindo empresas». Ambiente Magazine.
  • Dezenas de milhares de pneus velhos outrora colocados no fundo do mar ao sul da França para alegadamente criar um coral artificial estão agora a ser retirados por estarem a contaminar o mar com químicos tóxicos. A Michelin e o estado francês pagam a fatura de mais de um milhão de dólares. BBC.
  • Novas investigações da Universidade do Texas, em Austin, mostram que as abelhas expostas ao glifosato perdem algumas das bactérias benéficas no seu organismo e tornam-se mais suscetíveis a infeções e à morte devido a bactérias nocivas. Sustainable Pulse.
  • A cadeia Pret a Manger está a ser processada nos EUA por ter rotulado evendido produtos como sendo «naturais» quando tinham glifosato. The Guardian.
  • Os trópicos estão a dilatar-se segundo as previsões dos modelos climáticos, confirma Paul Staten, da Indiana University Bloomington. Terra Daily. Quem é que está a dilatar os trópicos? Ou são eles que se dilam sozinhos, como se a terra fosse um balão?

Sem comentários: