quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Reino Unido: ministra compara o glifosato à lixívia

  • Therese Coffey, a ministra do Ambiente britânica, compara o glifosato à lixívia e a outros produtos de limpesa doméstica. BBC.
  • As multinacionais petrolíferas ConocoPhillips e Perenco estão a tentar impedir que o governo vietnamita arrecade 179 milhões de dólares em impostos sobre os lucros obtidos com a venda de campos petrolíferos no país. O processo será analisado por um tribunal internacional, administrado pela ONU e pouco conhecido fora dos círculos legais privilegiados. O caso está relacionado com a venda em 2012 de duas empresas pertencentes a uma filial britânica da ConocoPhillips, a ConocoPhillips Gama Ltd e a ConocoPhillips Cuu Long, a uma empresa britânica pertencente à petrolífera anglo-francesa Perenco. A ConocoPhillips vendeu as empresas por 1,3 bilião de dólares, obtendo um lucro de 896 milhões, não tendo pago qualquer imposto por isso. O Vietname, tem, porém, segundo peritos, todo o direito de cobrar o respetivo imposto segundo o acordo anglo-vietnamita. The Guardian.
  • O procurador-geral do Illinois avançou com uma ação contra a Trump Tower, em Chicago, alegando a violação das leis ambientais e uma ameaça para os peixes do rio Chicago. A Trump International Hotel & Tower descarrega milhões de litros de água no rio todos os dias para arrefecer vários sistemas no prédio. Alega-se ainda que a torre e o hotel residencial de 92 andares não realizaram estudos obrigatórios do impacto da descarga da água no rio. Reuters.
  • A Florida declarou o estado de emergência perante a dimensão da praga de algas que invadiu algumas praias e zonas húmidas do sul do estado. A maré vermelha - uma floração nociva de algas que ocorre naturalmente - começou em outubro de 2017 se espalhou-se pelo Golfo do México, abrangendo aogra cerca de 150 Km. Peixes e outros animais selvagens foram encontrados mortos nas praias de toda a Flórida, incluindo mais de 300 tartarugas marinhas, peixes-boi e até um tubarão-baleia que pode ter sido morto pelo fenómeno. 1,5 milhão de dólares foram disponibilizados para apoiar cientistas nos esforços de limpeza e resgate de animais. Huffington Post.
  • O corpo de Jorginho Guajajara foi encontrado perto de um rio no estado brasileiro do Maranhão. Ele líder do povo Guajajara, famoso internacionalmente pelo seu trabalho nos "Guardiões da Amazónia". Embora se desconheça o ou os autores do crime, uma poderosa máfia madeireira tem atacado a tribo por proteger a sua floresta tropical e os Awá. Survival International.
  • O candidato presidencial da extrema-direita Jair Bolsonaro ameaça retirar o Brasil do Acordo de Paris se vencer a eleição de outubro. Porquê, não o disse. DeSmogUK.
  • A segunda maior província siderúrgica da China, Jiangsu, vai exigir a deslocalização das siderúrgicas para duas novas áreas na costa. Objetivo: reduzir a poluição do ar e tornar a indústria mais eficiente. Reuters.
  • Alguns filipinos estão fartos da narrativa da sua alegada resiliência durante desastres naturais. Dizem que isso é uma treta para tentar impedir uma avaliação séria dos serviços de resgate e uma distração para encobrir a inação do governo no combate às inundações. Interaksyon.
  • A Nova Caledónia vai aplicar regras mais apertadas no acesso a uma vasta faixa de alguns dos últimos recifes de corais quase intocados do mundo. DW.

Sem comentários: