Portal do Inferno, S. Macário. Foto de Luís Mirtilos 27dez2015.
- 20% dos espanhóis têm uma potência de eletricidade contratada superior à necessária. Bastaria baixá-la pelo menos 1,1 kW para poupar 4,83 euros mensais, 52,82 por ano. La Informacion.
- O governo do País de Gales quer autorizar a captura de vieiras na Baía de Cardigan, uma área especial de conservação marinha. Para tal encomendou um estudo com conclusões tiradas por «cientistas» e feitas à medida: a autorização terá de ser dada, tudo para bem da saúde da vieira, porque há sobrepopulação. The Guardian.
- Já imaginou os trajetos do lixo marinho? Pormenores no Blue Channel 24.
- O G8 está a investir fortemente no agronegócio nos «corredores de desenvolvimento» da Beira, de Nacala e do Vale do Zambeze. O processo tem implicado a expulsão de milhares de camponeses das suas terras para permitir monoculturas como a soja para exportação e abre as portas à importação e sementes transgénicas que vão exigir muito mais rega. Uma das empresas envolvidas neste programa é a Mozaco, um consórcio entre o grupo moçambicano João Ferreira dos Santos e a Rioforte do grupo Espírito Santo, entretanto atirada para o pote dos ativos tóxicos daquele grupo. ADECRU.
- O documentário intitulado “ProSavana: Terra Usurpada, Vida Roubada” mostra a resistência contra o programa Prosavana e as denúncias das comunidades atingidas pelos perversos impactos deste programa sobre os sistemas produtivos camponeses, a manipulação, intimidação e perseguição das comunidades e suas lideranças e, no fundo, a violação da legislação de terra e de participação pública.
Sem comentários:
Enviar um comentário