quinta-feira, 30 de maio de 2013

Iberdrola combate as renováveis, acusa a Greenpeace

  • A construção do Terminal da Trafaria é um crime contra o ambiente, diz a presidente da câmara de Almada Maria Emília Sousa citada pela TSF.
  • A Iberdrola anda a combater as energias renováveis, apesar da imagem verde que pretende transmitir com os investimentos nas eólicas, denuncia a Greenpeace. O objetivo é condicionar toda a política energética espanhola. Em 2012, os seus investimentos em energias convencionais atingiram 78%, tendo o grosso da sua produção sido baseado na energia nuclear (45,5%). A Iberdrola mente ao culpar as renováveis pelo atual déficit de tarfia, quando, de facto, registou lucros de 2.800 milhões de euros anuais entre 2008 e 2012. A Iberdrola aumentou a sua influência sobre o poder político na última década: ex-dirigentes políticos como Ángel AcebesGeorgina KesselFernando BeckerManuel Marín e Ignacio López del Hierro transitaram dos vários governos para os seus órgãos de decisão.
  • Na Cornualha, 100 carvalhos plantados numa avenida para marcar o início do milénio podem ser abatidos para dar lugar a um supermercado, a um hotel e a uma urbanização. The Independent.
  • A RSPB vai processar o governo de David Cameron contra a expansão do aeroporto de Lydd, em Kent, alegando que o projeto coloca ameaças inaceitáveis à vida selvagem e aos habitats locais. BG.
  • Mais de cem resorts de esqui e dezenas de empresas subscreveram uma Declaração para o Clima apelando aos decisores políticos norte-americanos para que tomem medidas de combate às alterações climáticas. EcoWatch.
  • Milhares de tibetanos de Driru concentraram-se ao pé da montanha sagrada do Tibete para protestar contra os projetos chineses de mineração previstos para o local. The Tibet Post.

Sem comentários: