Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ele faz renascer rios


  • A Escola Básica de Miratejo, no Seixal, venceu o concurso nacional Missão Up, Unidos pelo Planeta, com o projeto Preservar o Planeta, o Que Fazer? Este projeto representou Portugal na Conferência Rio+20, no Brasil, e recebeu uma menção honrosa no Projeto Ciência na Escola, promovido pela Fundação Elídio Pinho e pela Direção Regional de Educação de Lisboa. 
  • A fatura da presença portuguesa na Cimeira Rio+20 terá sido de 40 mil euros, calcula o Correio da Manhã citado pelo Diário de Notícias.
  • Quinta-feira, 19 julho, 118h30, Esplanada Sétimo (Avª Sidónio Pais, 1 Cobertura do Edifício – no início do Parque Eduardo Sétimo á direita: A partilha da via pública pelos diferentes utilizadores. Organização: Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e Clube Biciauto.
  • As praias da costa do Sol estão a ser invadidas por vagas de águas vivasEl País.
  • Forma inteligente e artística de protestar contra o patrocínio da petrolífera BP concedido à Tate Modern, em Londres. Ironicamente, a BP acaba de anunciar que abandonou o seu projeto de extração de petróleo do Alaska.
  • Milhares de ovos de tartaruga foram esmagados por bulldozers em Trindad, Caraíbas, e acabaram por ser comidos por abutres e cães vadios. Todos lamentam e dizem-se chocados: (1) o diretor de um grupo conservacionaista local, pelo facto da operação de requalificar as margens de um rio ter sido feita sem a orientação de técnicos especializados e às ordens de altos dirigentes que mandaram o bulldozer movimentar areia na zona errada; (2) o dono italiano do hotel que tanto pedira ao governo para desviar o rio que lhe estava a roer a parede. MSNBC.
  • Rajendra Singh é o homem que faz nascer rios. Conseguiu, através do uso de técnicas ancestrais de aproveitamento da chuva, dar vida a cursos de água secos há mais de 60 anos. Teve um papel central na suspensão da construção de uma megabarragem, no rio Bhagirathi, um dos principais afluentes do Ganges. Em 2010, o Governo indiano aceitou desmantelar a obra até aí erigida. Visão.

Sem comentários: