- O lançamento do fogo de artifício nas Festas de Marinhais, em Santarém, provocou no sábado (2 agosto), cinco focos de incêndio em zona de mato. A publicação a dar conta da antecipação de 30 minutos "devido ao alerta vermelho emitido pelo Governo a partir da meia noite" foi alvo de várias críticas no Facebook. Entretanto, a publicação foi apagada da página de divulgação das Festas de Marinhais. Fonte.
- A Câmara de Sever do Vouga vai distribuir 100 dispositivos laser de afastamento de fauna para ajudar a mitigar o problema do excesso de javalis no concelho. Os equipamentos serão cedidos às Entidades Gestoras das Zonas de Caça (EGZC), que os disponibilizarão, por empréstimo, a proprietários rurais e pequenos agricultores afetados pelos danos causados pelos javalis. Fonte.
- A segunda revisão do PDM da Lagoa, Açores, vai permitir um aumento em cerca de 60% da área para construção no concelho, em relação à atual área urbanizada, sem aumentar o que já estava previsto no antigo PDM, mas facilitando a concretização de áreas que já antes eram urbanizáveis. O presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Frederico Sousa (PS), considera que a medida poderá estancar o aumento dos preços dos terrenos que se verificou nos últimos anos. As principais áreas onde pode haver novas urbanizações e que antes não estavam aproveitadas, como a zona norte do Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz, outra a poente do Tecnoparque. A ligação entre Santa Cruz e Água de Pau, pela estrada regional, passa a ter uma faixa a norte e a sul em que vai ser possível construir. Foi ainda aumentada a capacidade do parque industrial dos Portões Vermelhos e o novo PDM cria também condições para o surgimento de um parque empresarial em Água de Pau. Outra alteração na revisão do PDM da Lagoa é a possibilidade dos anexos poderem ter agora áreas até 80 metros quadrados, quando o anterior PDM limitava-os a 40 metros quadrados, ao mesmo tempo que se eliminou igualmente o constrangimento dos 15 metros de limite de profundidade nas construções. Fonte.
- Os lucros da exportação da pasta de papel fizeram do país uma bomba de gasolina. Raquel Varela. E não é por acaso esta campanha de greenwash: "Navigator reconhecida como líder mundial no combate às alterações climáticas e à desflorestação".
- Consumidores portugueses desistem das marcas que fingem ser sustentáveis, revela estudo do Instituto Superior Miguel Torga.
- A Unidade de Multiplicação de Sementes do Banco de Sementes da União dos Comités de Trabalho Agrícola, localizado na cidade de Hebron, no sul da Cisjordânia (Palestina), foi destruída pelo exército israelita, com recurso a bulldozers e outra maquinaria pesada. A UAWC denunciou aquilo que considera ser “um ataque deliberado das forças israelitas à soberania alimentar e ao património das sementes autóctones de Hebron”. Fonte.
- A Chemours, a DuPont e a Corteva concordaram em pagar 875 milhões de dólares ao longo de 25 anos ao Estado de Nova Jérsia para resolver queixas ambientais, incluindo a poluição ligada aos Pfas, ou "químicos para sempre". Fonte.


Sem comentários:
Enviar um comentário