Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 26 de março de 2025

PORTO: JARDIM PAULO VALLADA TRANSFORMADO EM ZONA DE RETENÇÃO DE ÁGUA

  • O Jardim Paulo Vallada está a ser transformado numa zona de retenção de água. Este espaço verde, que une a Avenida Fernão de Magalhães à Rua de Santos Pousada, esconde, no seu subsolo, o troço de água responsável pelas inundações de janeiro de 2023 e que causa o chamado efeito cascata, na zona das Fontaínhas, em alturas de chuva intensa. A ribeira do Poço das Patas tem uma bacia de cerca de 1.6 Km2 e percorre vários arruamentos importantes da freguesia do Bonfim, passando por este jardim e pelo do Campo 24 de Agosto. A obra, que agora decorre, pretende criar 5 pequenas bacias, que servirão de áreas de armazenamento de água em condições extremas de chuva. Este efeito “esponja” fará com que a água perca força, reduzindo a possibilidade de inundações pelo caminho e a turbulência das águas na sua chegada ao rio Douro, junto à Avenida Gustavo Eiffel. Fonte.
  • Consulta pública até 25 de abril: Água que Une - Estratégia Nacional para a Gestão da Água. Recorde-se as referências deste blogue acerca deste tema:
    • PLANO “ÁGUA QUE UNE” É FRETE AO AGRONEGÓCIO (20nov2024)
    • ESTRATÉGIA PARA GESTÃO DA ÁGUA É DESEQUILIBRADA ENTRE AMBIENTE E AGRICULTURA (10mar2025)
    • PRIORIDADE ÀS GRANDES OBRAS HIDRÁULICAS EM DETRIMENTO DA EFICIÊNCIA HÍDRICA E DA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DA ÁGUA (12mar2025)

Sem comentários: