Foto: Fernando Sardo.
- As ondas tornaram-se gigantes e destruíram o que encontraram pelo caminho. O muro da marginal desintegrou-se, os bancos de cimento partiram e as peças foram arrastadas 250 metros. Pedras da calçada saíram do lugar, troncos de árvores foram projetados contra prédios, a água salgada jorrou como um rio selvagem pelas ruas. Ovar News.
- Os carros dos “papás” estão a criar uma grande dor de cabeça no trânsito em Lisboa. Por toda a cidade, ao início e ao fim do dia, há engarrafamentos junto às escolas. Cenário resulta da dependência do automóvel. Soluções? Entre eles conta-se o ‘Comboios de Bicicletas’, focado no estímulo à deslocação casa-escola em bicicleta, providenciando percursos acompanhados, ou o ‘Amarelo’, feito em articulação com a Carris e as juntas de freguesia. Através dele, estimulase a utilização das carreiras de bairro nas deslocações, acompanhadas por monitores. O projecto abrange Benfica, Estrela, Olivais e Parque das Nações, Campolide e Penha de França. A essas iniciativas somam-se ainda a ‘Mexe-te pela tua cidade!’, promovendo encerramentos de frentes escolares uma vez por semana, no período de entrada da manhã, para testar intervenções mais definitivas, e os ‘BICI-Schoolinks’, de criação de ciclovias protegidas de ligação entre a rede existente e a entrada das escolas. Samuel Alemão, Público 11mar2024.
- Como uma cidade colombiana arrefeceu drasticamente em apenas três anos. Com corredores verdes que imitam a floresta natural, Medellin está a fazer baixar as temperaturas - e poderá tornar-se cinco graus mais fresca nas próximas décadas. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário