Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Espanha: autarca e empresário mineiro acusados de obstrução do leito de um rio

  • Um empresário mineiro e o presidente da Câmara de Oencia foram acusados ​​de uma operação mineira na fronteira entre O Bierzo e a Galiza ter, com os seus resíduos, obstruído vários quilómetros do leito de um rio. Isto aconteceu a pouca distância do Sítio de Importância Comunitária das Ribeiras do Río Sil e seus afluentes, e apenas a 500 metros do Sítio de Importância Comunitária Os Ancares-Courel, já na Galiza e considerado Zona de Protecção Especial para o urso pardo. O negócio funciona desde 2006 sem projeto de recuperação, licença de atividade e obras, concessão de uso de água ou autorização de lançamento. Há mais de 15 anos que funciona sem Autorização de Licença Ambiental de qualquer espécie, sem que a Câmara Municipal tenha paralisado a atividade apesar de inúmeras reclamações. Como resultado da falta de controlo, a exploração ocupou completamente as cabeceiras do rio Gestoso e da bacia hidrográfica de Caborco de Mazales e os seus resíduos alteraram a rede hidrológica superficial, levando a Confederação Hidrográfica do Miño-Sil a iniciar vários processos sancionatórios. Ecologistas enAcción.
  • Ativistas impedem a construção de 132 moradias de luxo perto do campo de golfe Fuveau, entre Aix e Marselha. O projeto ameaça 20 hectares de floresta e 43 espécies protegidas. Timothée Vinchon, Reporterre.
  • O Conselho de Supervisores votou por unanimidade pela continuação do estado de emergência devido à poluição e ao fluxo de esgoto na fronteira entre os EUA e o México. Imensa documentação prova que, desde 2018, mais de 100 mil milhões de galões de efluentes tóxicos entraram nos EUA através do rio Tijuana. Esses efluentes contaminados fluem para norte a partir de uma ETAR avariada em Punta Bandera desde 28 de dezembro de 2022, o que impacta a costa de San Diego durante o verão. Outra consequência da má qualidade da água é o encerramento do lado sul da Imperial Beach por mais de 550 dias consecutivos. Elizabeth Ireland, Times of San Diego.
  • A empresa americana de relações públicas Edelman permitiu a ascensão do Barão do Petróleo Al Jaber para liderar a Conferência Climática COP28. Edelman ganhou milhões polindo a imagem verde dos EAU,  o que ajudou a impulsionar o Sultão Ahmed Al Jaber aos mais altos níveis da diplomacia climáticaCartie Werthman, DeSmog.
  • Duas manifestações sobre a futura segurança hídrica ocorreram em Sydney, com agricultores e proprietários do norte de Nova Gales do Sul protestando contra o proposto gasoduto Hunter, e agricultores do sul de NSW marchando contra as propostas de recompra de água na Bacia Murray-Darling. Eliza Spencer, The Guardian.

Sem comentários: