Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Europa: Impunidade faz com que 60% dos rios, lagos e águas costeiras estejam poluídos.

  • Atualmente, mais de 60% dos rios, lagos e águas costeiras e de transição europeias estão poluídos. Então, porque é que a poluição da água continua a ser um problema tão grande? Muito simplesmente, porque as práticas desonestas tratam os nossos cursos de água como um depósito de produtos químicos e os responsáveis não limpam a porcaria que fazem. Ben Snelson, EEB.
  • Face à seca nos Pirinéus Orientais, foram tomadas medidas de emergência: não encher as piscinas, não regar os relvados, não lavar os carros. Para serem aceites, devem ser justas, explica o deputado eleito Nicolas Garcia: “A maioria da população não tem piscina e não morre por causa disso. Por outro lado, as piscinas públicas das câmaras municipais podem ser enchidas e utilizadas - o que é até recomendado para evitar frustrações. Todos os metros cúbicos que possam ser poupados devem ser poupados. (...) Aqueles que já estavam a poupar água são particularmente penalizados. 50% do consumo de água de um agricultor virtuoso não é muito. Alguns perderão toda a sua colheita. (...) A longo prazo, temos de mudar o nosso modo de vida, a nossa cultura. Será aceitável instalar piscinas em todo o lado junto ao mar? Temos de implementar uma cultura da chuva. Por exemplo, tornando o solo, os parques de estacionamento e as praças menos impermeáveis. Em vez de deixarmos a água escorrer para o mar, temos de garantir que ela se possa infiltrar na terra. Devemos também restaurar maciçamente as sebes nos terrenos agrícolas e aumentar o coberto vegetal para que o sol seque menos a terra. Tudo isto representa tempo, dinheiro e investimento. Não pode ser feito por uma decisão do Presidente da Câmara. Demorará dez ou quinze anos, mas temos de fazer esta mudança para que não haja sangue nas paredes nem cadáveres nas estradas.” Hortense Chauvin, Reporterre.
  • Empunhando vassouras e carregando material de limpeza, um grupo de ativistas climáticos limpou simbolicamente a fachada de uma sucursal do banco suíço UBS em Zurique para protestar contra os seus investimentos em combustíveis fósseis. Denis Balibouse, Yahoo News.

Sem comentários: