- Em 10 anos, o observatório das aves de jardim registou um declínio de 41% nas populações primaveris em França. Este declínio pode ser explicado pelas alterações introduzidas nas fachadas dos edifícios urbanos, obstruindo as cavidades onde as aves nidificam. Outra explicação é o desaparecimento de insetos devido à utilização generalizada de pesticidas e à degradação dos habitats naturais. A agricultura intensiva e a artificialização dos solos são particularmente responsáveis pelo desaparecimento das aves. Justine Guitton-Boussion, Reporterre.
- As empresas de combustíveis fósseis gastaram 4 milhões de dólares em anúncios contendo desinformação climática e tentativas de lavagem verde durante a cimeira das Nações Unidas sobre o clima em novembro, revelar um relatório da Climate Action Against Disinformation. A análise identificou 3.781 anúncios, a maioria dos quais provenientes de um grupo de relações públicas do Instituto Americano do Petróleo chamado Energy Citizens. Descobriu também que só os Fabricantes de Plástico da América gastaram mais de $1m e a Iniciativa Verde Saudita realizou 13 anúncios. O relatório corrobora as crescentes preocupações de vários ativistas e organizações climáticas levantadas durante a cimeira sobre a crescente negação da ciência climática e a influência de entidades de combustíveis fósseis. A Cop27 foi criticada pela presença do maior número de executivos de empresas relacionadas com os combustíveis fósseis, não tendo o acordo final conseguido trazer um resultado mais forte a favor da transição para a energia verde. Estas confirmações coincidem com o anúncio de que Sultão Ahmed Jaber, CEO de uma gigante petrolífera, é o presidente da próxima cimeira climática no Dubai. Stuti Mishra, Independent.
- Uma investigação da CalMatters conclui que a Califórnia envia quase metade dos seus resíduos tóxicos para fora do seu território, frequentemente para estados com regras mais fracas. Um dos maiores ‘exportadores’ de lixo: a própria reguladora de resíduos perigosos do estado
- Surgiram novas provas de que o antigo Presidente Bolsonaro do Brasil cometeu genocídio após 500 crianças indígenas perecerem devido à desnutrição. O seu rio foi envenenado por mineração ilegal. Laura Gozzi, BBC.
- Consulta pública até 7 de março: Programa para a Orla Costeira da Madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário