sábado, 7 de janeiro de 2023

EUA: furacões estimulam gentrificação e subida do preço das casas na Florida

  • Na Florida, as zonas atingidas por furacões não viram o interesse dos compradores de casas cair. Pelo contrário, estas comunidades têm vindo a gentrificar-se, com o preço das casas e o rendimento dos compradores a subir ligeiramente após uma tempestade, sugere um estudo recente. E360.
  • Na República Democrática do Congo, o sistema de conservação ambiental através da força provocado a violência contínua do país de formas que corroem a sua eficácia e, em alguns casos, agravam os conflitos. Judith Verweijen, USIP.
  • A China considerou o Japão "imprudente e irresponsável" pelo seu plano de lançar água contaminada nuclear da central nuclear de Fukushima Daiichi para o mar, exortando Tóquio a consultar as partes interessadas e as instituições internacionais. Mao Ning, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, afirmou que o plano de descarga oceânica de a água contaminada não é  um assunto doméstico do Japão. "A China apela uma vez mais ao Japão para que preste atenção às preocupações legítimas e justificáveis da comunidade internacional e que consulte as partes interessadas, incluindo os seus países vizinhos e os países das ilhas do Pacífico, bem como as instituições internacionais relevantes", disse Mao. O Japão deve adoptar uma abordagem aberta, transparente, científica e segura na eliminação da água, e aceitar uma supervisão rigorosa por parte da AIEA, acrescentou. Fonte.
  • Uma lei da moda vai responsabilizar as grandes marcas pelo seu papel nas alterações climáticas. Todas as multinacionais que operam a partir de Nova Iorque terão de mapear pelo menos 50% das suas cadeias de abastecimento e trabalhar nos elos mais fracos no que diz respeito ao ambiente e aos direitos humanos. "Como capital mundial da moda e dos negócios, o Estado de Nova Iorque tem a responsabilidade moral de ser líder na atenuação do impacto ambiental e social da indústria da moda", disse a senadora Alessandra Biaggi, patrocinadora da lei. Amantes e críticos da moda concordam que é necessária uma mudança. Um relatório recente do World Resources Institute(WRI) concluiu que a indústria é responsável por 2% das emissões globais anuais de gases com efeito de estufa. Com relatórios sobre rios de poluição química e condições de trabalho perigosas, os crimes da moda não são segredo. Será a Lei da Moda suficiente para impor mudanças reais? Lottie Limb, Euronews.
  • Um número crescente de navios de cruzeiro mudou o seu propulsor de gás natural liquefeito para gasóleo, devido à subida galopante dos preços do gás. Suddeutsche Zeitung, via CEW.
  • A Alemanha planeia intensificar a sua cooperação internacional na transição energética com a Noruega e Portugal, com visitas de ministros do governo a ambos os países esta semana. Na sua viagem à Noruega, o ministro da economia Robert Habeck (Partido dos Verdes) espera assinar uma declaração conjunta para permitir importações significativas de hidrogénio para a Alemanha. Isto implicaria a construção de um gasoduto de hidrogénio proveniente da Noruega, com o objetivo de importar hidrogénio verde a médio prazo. Tagesspiegel, via CEW.

Sem comentários: