quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Espanha: canais de rega medievais recuperados para combater seca

  • Agricultores espanhóis restauram canais de irrigação medievais para combater a seca. Os 'acequias' forneceram água aos campos e aldeias espanholas durante séculos, antes de caírem em desuso. Os agricultores estão agora a restaurar este sistema barato e eficiente. Sandrine Morel, Le Monde.
  • A Suíça acolhe no sábado o Campeonato do Mundo de esqui, que se realizará em neve 100% artificial porque as altas temperaturas para a época e as chuvadas derreteram a neve natural. Os canhões de neve têm um custo ambiental: cerca de 80% para a estância como um todo. Num Inverno médio perto do final do século, o consumo ascendia a cerca de 540 milhões de litros de água, em comparação com os 300 milhões de litros atuais. E depois há o custo ambiental dos canhões de neve:  aproximadamente 3,5 a 4,3 kWh de energia para produzir um metro cúbico de neve. The Independent.
  • A Alemanha recebeu o seu primeiro carregamento de GNL num dos seus terminais recentemente construídos no Mar do Norte. Os ativistas protestaram por ser extraídoatravés de fraturação hidráulica. DW.
  • A partir de 1 de janeiro de 2023, em França, já não é possível para os anunciantes promover a neutralidade de carbono de um produto ou serviço sem provar essa alegação. As ONGs lamentam, no entanto, que produtos que têm um impacto elevado no planeta, como gasolina, viagens aéreas ou carne de bovino, ainda possam ser anunciados como "neutros em carbono", semeando a dúvida na mente dos consumidores. Concepcion Alvarez, NovEthic.
  • O oleoduto Keystone, que vai do Canadá ao Texas e Illinois, derramou 14.000 barris de petróleo perto da fronteira Kansas-Nebraska no início de dezembro. O derrame tornou negro o Mill Creek e depositou petróleo em terras agrícolas perto de Washington, Kansas. Duas semanas após o derrame, mais de 400 pessoas estavam no local a limpar o petróleo. Os operacionais construíram açudes para conter o derrame e começaram a aspirar o óleo da ribeira e áreas circundantes. Agora tentam desviar temporariamente a ribeira de montante do derrame do oleoduto para jusante dos açudes de contenção com o objetivo de acelerar a limpeza e recuperação da ribeira.  ALLISON KITE, Missouri Independent.
  • O roubo de petróleo na Colômbia dispara, deixando um rasto de danos ambientaisOliver Griffin, Reuters.

Sem comentários: