segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Alemanha cautelosa com projeto de hidrogénio na Namíbia

  • A Ribeira dos Milagres sofreu uma nova descarga de efluentes suinícolas, visível em três locais entre a Madalena e a Ponte da Pedra, na Estrada Nacional 109, sendo as condições excelentes para tal, uma vez  que ela ocorreu ao cair da noite, quando o caudal da ribeira era muito e a chuva intensa. A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres participou a ocorrência à GNR de Leiria. Refira-se que a Ribeira dos Milagres tem cerca de 30 pequenos afluentes, junto aos quais estão instaladas cerca de 180 suiniculturas ativas. Em 2021, a GNR recebeu 41 denúncias de descargas de efluentes pecuários no distrito de Leiria e instruiu um processo-crime e 30 autos de contraordenação relativos a descargas ilegais. Lusa/Região de Leiria.
  • A Naturgy, Repsol e Reganosa vão desenvolver um centro de produção de hidrogénio renovável na antiga central térmica de Meirama, em Cerceda, A Coruña.O hidrogénio renovável gerado será destinado a uso industrial para substituir o hidrogénio convencional atualmente utilizado pela refinaria Repsol em A Coruña. Será também utilizado noutras indústrias, na injeção na rede de gás para ser misturado com gás natural e na mobilidade. Energías Renovables.
  • Um grande projeto de produção de hidrogénio verde previsto para a Namíbia com o objetivo de abastecer a indústria alemã com o combustível, levou o governo alemão a ser cauteloso para evitar dar a impressão de que planeia explorar os recursos naturais da sua antiga colónia. "A última coisa que podemos aceitar é uma espécie de novo imperialismo energético", disse o ministro alemão da economia e do clima Robert Habeck durante uma visita à capital da Namíbia, Windhoek. A Alemanha ocupou e explorou a Namíbia durante cerca de 30 anos antes de perder a colónia após a sua derrota durante a Primeira Guerra Mundial em 1915. Em 2021, o parlamento alemão reconheceu formalmente que as forças alemãs tinham cometido um genocídio sobre os povos nativos Herero e Nama. Os críticos afirmam que a política energética europeia em África repete padrões tradicionais de exploração centrados na extração de recursos, uma preocupação que a Alemanha tem procurado abordar, prometendo colocar os interesses locais em primeiro lugar e ajudar os países parceiros na sua própria transição energética. Michael Bauchmüller. Sueddeutsche Zeitung.
  • A Hungria enviou para Cabo Verde os primeiros equipamentos para instalar duas dessalinizadoras na ilha de Santiago, que permitirão produzir 1.100 m3 de água potável por dia. Lusa/Agroportal.
  • A Comissão Europeia criou uma aliança da indústria solar fotovoltaica da UE, com o objetivo de recuperar a produção perdida para a China e estabelecer uma indústria "Made in Europe". A Comissão apresentou uma proposta para acelerar o licenciamento de energias renováveis. Os projetos de telhados solares, por exemplo, e as pequenas instalações solares com capacidade inferior a 50 kW serão isentos de uma avaliação de impacto ambiental específica. A indústria solar europeia aplaudiu a iniciativa, mas também expressou preocupações sobre a falta de financiamento e os crescentes custos de fabrico causados pelos elevados preços da eletricidade. Frédéric SimonEurActiv. Subsídio-dependência?
  • Um estudo recente sugere que quase metade de todos os resíduos de equipamentos elétricos e electrónicos descartados não são devidamente recolhidos e reciclados. Fonte.
  • O carvão está a tornar-se mais importante para o fornecimento de eletricidade na Alemanha, tendo aumentado 13% no terceiro trimestre deste ano. A produção de eletricidade a partir do gás também cresceu 4,5% no mesmo trimestre. Apesar dos aumentos na produção de electricidade a partir do carvão e do gás natural, a quantidade total de eletricidade produzida a partir de combustíveis convencionais diminuiu 3%, enquanto a produção a partir de energias renováveis aumentou 2,9%. Der Spiegel.
  • Ativistas climáticos bloquearam os Campos Elíseos para exigir melhor isolamento dos edifícios. Reuters
  • Um derrame de petróleo no norte do Kansas obrigou ao encerramento de um grande oleoduto que transporta petróleo bruto do Canadá para o Texas. Angely Mercado, Gizmodo.
  • Um projeto para converter resíduos orgânicos em gás natural para combustível de aquecimento na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Newtown Creek, New York, está em vias de ser lançado já no próximo mês. O projeto de biogás deveria estar concluído em 2015, mas foi adiado devido a equipamento avariado, problemas na cadeia de abastecimento e outros problemas de construção causados pela pandemia. O custo disparou de $14,6 milhões para $47,8 milhões.  Sophia Chang, Gothamist. E nós que julgávamos que só em Portugal éque havia atrasos e aumentos de custos em projetos deste género.

Sem comentários: