terça-feira, 15 de novembro de 2022

Alemanha vai abandonar o Tratado da Carta da Energia

  • Os estudantes da Universidade de Barcelona vão passar a frequenter um curso obrigatório sobre a crise climática. Stephen Burgen, The Guardian.
  • Ed Miliband disse que um governo trabalhista formaria uma aliança 'anti-Opec' de países dedicados às energias renováveis, para fazer baixar os preços da energia e promover tecnologias limpas. Países parceiros potenciais incluiriam Portugal, Dinamarca, Holanda, Áustria, Costa Rica e Quénia  Fiona Harvey, The Guardian.
  • "Se os radiodifusores não conseguirem desafiar as pretensões histéricas dos eco-zealotes, mais vale juntarem-se a eles na M25". Dominic Lawson, atacando a BBC no Daily Mail.
  • O governo alemão anunciou que o país vai abandonar o Tratado da Carta da Energia (ECT), o pacto concebido nos anos 90 que permite aos investidores internacionais em projetos energéticos processarem os governos pelos lucros perdidos devido a mudanças políticas. Anna Cavazzini, representante do Partido Verde no governo, afirmou que "o tratado da Carta da Energia é um tratado tóxico, que atrasa a transição energética". Barbara Moens, PoliticoA Eslovénia também anunciou tomar decisão idêntica. A Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica e Países Baixos já tinham feito o mesmo. 
  • O debate em torno da energia nuclear na Europa mudou e o seu futuro parece agora muito brilhante, embora ainda haja desafios a ultrapassar, disse Kadri Simson, Comissária da UE para a Energia, na abertura do 15º Fórum Europeu da Energia Nuclear. O problema é que os reatores de concepção russa que operam em cinco estados membros da UE ainda dependem da Rússia para o seu fornecimento de combustível nuclear, e muitos outros estados membros dependem da Rússia para serviços como a conversão e o enriquecimento. WNN.
  • As autoridades de Bruxelas decidiram expandir um projecto-piloto para controlar a população de pombos. O projeto utiliza milho contraceptivo em comedouros-chave espalhados em telhados e praças. O projeto conta com o apoio de um grupo de veterinários que ajudaram a desenvolver os instrumentos certos para controlar a população tendo em mente o bem-estar animal. O milho é tratado com Nicarbazine, um medicamento que combate parasitas em aves e que também tem um efeito contracetivo. Contudo, funciona apenas durante cerca de quatro a seis dias e, o que é importante, não torna as aves da cidade permanentemente inférteis. DENIS BALGARANOV, The Mayor.
  • Entre dezembro de 2021 e julho de 2022, a Comissão Europeia reuniu-se com as indústrias de sementes e biotecnologia para discutir a proposta de desregulamentação de muitos OGMs. Documentos da Comissão Europeia obtidos pelo Observatório Europeu das Empresas (CEO) lançam luz sobre as intenções legislativas deste organismo. Mostram também que a Comissão aconselhou as empresas a comunicar a fim de obter apoio para um novo quadro para os OGMs e para os "novos OGM". Eric MEUNIER, infOGM.
  • A Turkish Petroleum e a Sonatrach da Argélia formaram uma empresa comum de exploração de petróleo e gás que irá operar na região e "especialmente na Argélia". Nos últimos meses, a Argélia selou acordos com a Itália e Espanha para aumentar o fornecimento de gás à Europa. TRTWorld.
  • Um par de parapentes elétricos sobrevoou o recinto da Cop27 na manhã de sábado com faixas publicitárias da ADES, uma empresa de serviços de perfuração de petróleo e gás. Talvez estivessem a tentar chamar a atenção de um dos 636 lobistas de combustíveis fósseis registados. Collin Rees.

Sem comentários: