Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 6 de março de 2021

Póvoa de Varzim: Apropesca recolhe 3 toneladas de resíduos de atividades de pesca

  • Três toneladas de resíduos de atividades de pesca foram recolhidas em duas semanas pela Apropesca – Organização de Produtores de Tesca Artesanal junto dos cais do porto da Póvoa de Varzim. JN 4mar2021.
  • A UE foi acusada de hipocrisia e neocolonialismo por propor medidas insuficientes para combater a sobrepesca do atum albacora, sendo o maior pescador desta espécie no Oceano Índico. Karen McVeigh, The Guardian.
  • O governo britânico foi alvo de duras críticas por parte de relatórios de parlamentares sobre o seu desempenho no combate à crise climática. A Comissão de Contas Públicas diz que os ministros não têm nenhum plano para cumprir as metas climáticas dois anos depois de as ter definido na lei. Por isso, os objetivos devem ser muito bem esclarecidos sob pena de a conferência climática da ONU programada para Glasgow em novembro fracassar redondamente. Roger Harrabin, BBC.
  • Os britânicos foram enganados sobre os custos implícitos no programa de descarbonização do governo até 2050, revelam mensagens eletrónicas datadas de 2019 e conseguidas através de um pedido de liberdade de informação (FOI). Segundo essas mensagens, os funcionários públicos do Tesouro admitiram ao então chanceler Philip Hammond que o programa custaria £ 20 mil milhões por ano a mais do que o valor de £ 50 mil milhões que eles deveriam defender publicamente. Sublinhe-se que a solicitação da FOI foi feita pela Global Warming Policy Foundation, um grupo de lóbi cético quanto ao clima. Natasha Clark, The Sun.
  • Os primeiros comboios franceses a hidrogénio começarão a circular nos trilhos de Auxerre a partir de 2023. Borgonha-Franche-Comté será a primeira região francesa a formalizar uma encomenda de comboios com essa tecnologia livre de emissões, que possibilita a produção de eletricidade a bordo, graças a uma célula de combustível alimentada por um tanque de hidrogénio. Eric Béziat, Le Monde.

  • A UNESCO classificou a transumância como património cultural imaterial em 2019 e descreve-a como uma das formas mais sustentáveis e eficientes de criar gado. Mobilizar animais faz com que as pastagens tenham tempo para recuperar e não se tornarem superexploradas, enquanto os pastores podem evitar as secas de verão indo para as montanhas onde a neve está a derreter e a erva está a crescer. A transumância moldou a paisagem, criando habitats únicos em espaços abertos que abrigam uma variedade de plantas e animais, bem como corredores de vida selvagem pelos quais outros animais se podem mover. Alguns estudos também mostram que os rebanhos nómadas que pastam podem ajudar a prevenir incêndios florestais. Dimitris Tosidis, DW.
  • A maior central fotovoltaica da Áustria começou a produzir energia. Construída sobre um antigo depósito de cascalho, a central conta com 25.600 módulos instalados numa área de 12,5 hectares, incluindo 400 módulos bifaciais montados verticalmente. A expetativa é gerar cerca de 12 GWh por ano para abastecer quase 5.000 residências com energia. Entre os módulos, 150 ovelhas Jura substituirão os corta-relvas como cortadores de erva ambulantes entre abril e outubro. Isso evita o desenvolvimento de poeira e lascas de pedra que podem ocorrer com o corte convencional. Além disso, o solo é protegido e fertilizado de forma natural, o que beneficia a biodiversidade da usina fotovoltaica. Os paineis podem protegem as ovelhas do sol e da chuva. Ralph Diermann, PV Magazine.
  • O Supremo Tribunal Federal do Brasil ordenou um inquérito sobre a venda de áreas protegidas da floresta amazónica via Facebook. A decisão foi tomada na sequência de uma investigação da BBC, que revelou lotes de até 1.000 campos de futebol listados entre os anúncios classificados do Marketplace daquela plataforma. A listagem inclui áreas dentro de territórios indígenas e florestas nacionais, que têm estatuto de proteção. Alguns apresentam imagens de satélite e coordenadas GPS. Muitos dos vendedores admitem não conseguir provar a propriedade legal. Para os encontrar, os utentes precisam apenas de digitar termos como "floresta", "selva nativa" e "madeira" na ferramenta de busca do Facebook Marketplace e escolher um município amazónico como o local desejado. A BBC organizou encontros com quatro vendedores no Facebook e um agente infiltrado fazendo-se passar por advogado alegando representar investidores ricos. Os vendedores captados por câmaras ocultas estavam a vender e a limpar ilegalmente a floresta para que pudesse ser usada como pasto para gado e terras agrícolas. O Facebook diz que tentar identificar as vendas ilegais é uma operação muito complexa para ser realizada por si mesmo. O governo brasileiro tem enfrentado críticas internacionais por não conter a desflorestação, que atingiu o máximo em 12 anos. Os conservacionistas acusaram Bolsonaro de encorajar madeireiros e fazendeiros a abater partes da floresta tropical. E alguns dos vendedores captados com uma câmera oculta disseram que o viam como um aliado. O governo do presidente Jair Bolsonaro sempre deixou claro que ele é um governo de tolerância zero para qualquer crime, incluindo os ambientais”, afirmou Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente do Brasil, perante os resultados de sua investigação. Joao Fellet e Charlotte Pamment, BBC Brasil.
  • O sul-coreano SK Group vai investir US $ 16,5 mil milhões nos próximos 5 anos para desenvolver uma indústria doméstica de hidrogénio. Energy Voice.

Sem comentários: