domingo, 20 de dezembro de 2020

Tecnologia 5G aumenta emissões de gases deefeito de estufa?

  • Croaking Frogs ganhou o Golden Beaver - o primeiro prêmio - na categoria Out of the Box para filmes de media, escolas de cinema, universidades e estudantes universitários. Os vencedores foram alunos e professores do Sri Venkateswara College da Universidade de Delhi, que também financiou o projeto. Dirigido por Aditya e escrito por Tewatia, Croaking Frogs analisou um projeto que visa restaurar um ninho de anfíbios no Parque de Biodiversidade Aravalli, nos arredores de Delhi, documentando a biodiversidade de anuros (família das rãs) no corpo de água daquele ecossistema. «Uma vez que as rãs são uma grande referência ambiental para qualquer ecossistema, a nossa pesquisa fornece uma visão sobre a saúde dos corpos de água à volta de Delhi», disse o professor assistente do Sri Venkateswara College e biólogo anfíbio Robin Suyesh, que lidera o projeto. Filmado com câmera DSLR Nikon e editado no de Aditya, o documentário destaca também o potencial de restauração para reviver cadeias ecológicas. «O facto de podermos capturar estas imagens no local significa que o ecossistema está relativamente saudável», sublinha Aditya. «Isso mostra que os esforços de conservação feitos em Haryana têm o potencial de restaurar o ecossistema e fornecer esperança para áreas semelhantes na capital do país. Binit Priyaranjan, The Hindu Times.
  • O governo britânico enfrenta um desafio legal sobre o seu projeto de expandir o aeroporto de Heathrow, com advogados do The Good Law Project e ambientalistas exigindo que reveja a sua política de acordo com o seu compromisso de emissões líquidas zero até 2050. O desafio segue uma decisão do Supremo Tribunal Segundo a qual a expansão do aeroporto não era ilegal por não considerar o acordo de Paris de 2015 como uma política governamental. Clea Skopeliti, The Guardian.
  • A tecnologia 5G aumentará as emissões de gases de efeito estufa, diz o Alto Conselho para o Clima. Na ausência de medidas compensatórias, a pegada ecológica da implantação da 5G poderia aumentar entre o equivalente a 2,7 milhões de toneladas de CO2 e 6,7 milhões de toneladas de CO2 em 2030, sabendo-se que hoje, a pegada de carbono induzida pelas atividades digitais do país chega ao equivalente de 15 milhões de toneladas de CO2. Metade das emissões adicionais geradas pelo 5G será devido à fabricação de novos terminais (telefones, objetos conectados, etc.). Um quarto será devido ao desenvolvimento de redes, especialmente centros de dados. O último quarto virá do aumento do consumo de eletricidade: entre 16 terawatts-hora e 40 terawatts-hora em 2030, ou entre 5% e 13% do consumo de eletricidade em 2019. Reporterre.
  • A indústria de desmontagem de navios em Chattogram, Bangladesh, continua extremamente suja e perigosa para os trabalhadores e o ambiente. O principal país em reciclagem de navios do mundo não conseguiu regulamentar os negócios clandestinos de maneira eficaz, para os quais mortes frequentes, ferimentos e poluição continuam a encher as primeiras páginasdos jornais. Uma investigação feita por Mostafa Yousuf do The Daily Star e Margot Gibbs, da Finance Uncovered, expõe como o fraco sistema regulatório é explorado para obter licença para sucatear navios contendo amianto e outros materiais perigosos.

Sem comentários: