quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Greta Thunberg: políticos hipócritas e cimeiras climáticas para greenwashing

  • O Tribunal de Justiça da UE acusou a Itália, a França e outros países europeus de violarem a lei de qualidade do ar ao ultrapassarem de forma sistemática e persistente os valores limite definidos para partículas finas. AFP/Le Monde.
  • A Client Earth entrou com um processo legal contra o projeto de expansão de uma fábrica de plásticos no porto de Antuérpia, Bélgica. A Ineos introduziu alterações no projeto, que envolvem o abate de 55 hectares de floresta. Em resposta, a Client Earth e 13 organizações ambientais avançaram com outro processo para impedir esta razia. O parecer positive das autoridades flamengas contradiz os seus próprios compromissos de reduzir a poluição do plástico e combater a crise climática. As fábricas de plásticos existentes já descartam imensas quantidades de peletes do tamanho de lentilhas - as matérias-primas para a fabricação de plásticos, conhecidas como ‘nurdles’ - para o meio ambiente, comprometendo habitats e ameaçando espécies de aves em vias de extinção.
  • Greta Thunberg considerou os políticos como hipócritas e as cimeiras internacionais do clima como palavras vazias e greenwashing. Enquanto a humanidade não admitir que não conseguiu enfrentar a crise climática e começar a tratá-la como uma emergência, como a pandemia do coronavírus, a sociedade não será capaz de parar o aquecimento global, disse. Damian Carrington, The Guardian.
  • O Alpine Helicopter Service está a ser processado por pulverizações desastrosas de pesticidas no San Joaquin County em 2019 e no Sacramento County este ano, que se estenderam por cima de zonas urbanas e desportivas. John Holland, The Modesto Bee.
  • Os glaciares das montanhas de Qilian, na China, estão a desaparecer a um ritmo alarmante à medida que o aquecimento global traz mudanças imprevisíveis e aumenta a perspetiva de escassez de água a longo prazo, alertam os cientistas. Martin Quin Pollard, Reuters.
  • O apoio dos governos do G20 aos combustíveis fósseis vai provavelmente aumentar através dos programas de recuperação Covid-19 este ano, conclui um estudo recente, intitulado Doubling Back and Doubling Down: G20 Scorecard onFossil Fuel Funding, realizado pelo International Institute for Sustainable Development, o Overseas Development Institute e o Oil Change International. Entre os membros da OCDE do G20, a Alemanha teve o melhor desempenho geral em termos de eliminação gradual do financiamento de combustíveis fósseis, enquanto o México, a Turquia e o Reino Unido registaram os piores resultados. A liderança da Alemanha deve-se à transparência, aos fortes compromissos e ao apoio relativamente menor à produção de petróleo e gás e uso de combustível fóssil. O Reino Unido e a Turquia têm uma classificação má devido à falta de transparência e grandes subsídios ao uso de combustível fossil. Nuran Erkul Kaya, Anadolu Agency.

  • Portal de transbordo mostra navios transportadores perambulando pelas águas da África Ocidental. Rastrear navios de carga refrigerados, vulgarmente chamados de reefers, pode ajudar a combater a pesca ilegal no Golfo da Guiné. Jerome Michelet, Global Fishing Watch.

Sem comentários: