sábado, 10 de outubro de 2020

Grenoble, Capital Verde 2022

  • A cidade francesa de Grenoble é a grande vencedora do prémio Capital Verde 2022. Gabrovo, na Bulgária e Lappeeranta, na Finlândia, venceram na categoria de ‘Green Leaf 2021’. Grenoble sucede Lisboa, vencedora no ano passado como a Capital Verde Europeia de 2020. Aseniya Dimitrova, The Mayor.
  • As autoridades de Mérida anunciaram o início antecipado dos tratamentos preventivos anuais em alguns dos pinheiros da cidade contra a infestação por larvas da mariposa processionária do pinheiro. Os serviços municipais de Mérida recorrem a dois métodos de combate à infestação, ambos baseados na prática e na perícia técnica. A primeira é a pulverização dos troncos das árvores com um trator equipado com tanque. Os produtos utilizados são produtos fitossanitários autorizados pelo Ministério da Agricultura. Algumas árvores, no entanto, são resistentes a esse método, pelo que se aplica outro procedimento, a endoterapia, que implica a injeção manual das árvores com uma pequena bomba especial carregada com solução de abamectina a 1,8%. O técnico faz um pequeno furo no tronco e introduz a substância. A pressão interna da árvore cuida do resto, pois proporciona uma rápida absorção em todo o seu sistema. Dependendo do tamanho da árvore, podem ser necessárias duas ou três doses daquela “vacina”. Tzvetozar Vincent Iolov, The Mayor.
  • Mais de 97% das áreas marinhas protegidas britânicas, criadas para proteger habitats oceânicos, estão a ser dizimadas por arrastões do fundo. Karen McVeigh, The Guardian.
  • Os advogados de quatro agricultores nigerianos acusaram a gigante petrolífera anglo-holandesa Shell de causar poluição generalizada. Lançado em 2008, o processo exigia que a Shell limpasse os as zonas dos derrames em três vilas no Delta do Níger, evitasse mais poluição e pagasse indemnizações. Entretanto, dois dos agricultores morreram, enquanto a Shell passava anos alegando que o caso, apoiado pelos ambientalistas holandeses da Milieudefensie, não deveria ser julgado na Holanda. Em 2015, os juízes decidiram que o processo poderia prosseguir, e os advogados dos agricultores abriram o processo no Tribunal de Recursos de Haia. Yahoo News.
  • Pelo menos 11 candidatos a prefeito incluem crimes ambientais nos seus currícula. No levantamento que o Globo fez nos dez municípios com as maiores taxas de desmatamento na Amazónia, o jornal brasileiro descobriu que em Itaituba, os três candidatos ao Executivo possuem pendências ambientais, entre multas aplicadas pelo Ibama, réus em ações judiciais e condenados pela Justiça. Em Novo Progresso, dois candidatos a prefeito também figuram na lista de infratores ambientais, acumulando autuações de mais de R$ 4 milhões por desmatamento ilegal. Das dez cidades analisadas, apenas quatro não possuem candidatos nessa condição. ClimaInfo.

Sem comentários: