- A Câmara de Caminha aprovou a proposta de criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga, que inclui mais quatro concelhos do Alto Minho - Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira. A serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. O Minho. Maneira elegante de fintar a intenção do governo de António Costa de licenciar na zona minas para extração de lítio?
- A associação ambientalista Zero responde à intenção da cimenteira Secil: nem o plano de ordenamento do Parque Natural da Arrábida permite a expansão da pedreira nem a nova legislação das pedreiras a deve permitir.
- Está a nascer uma ferramenta que alerta os agricultores sobre mudanças climáticas, ajudando-os a otimizar a irrigação das culturas e a antecipar ou adiar colheitas. Chama-se Climalert, é coordenada pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e envolve a participação do Instituto Catalão de Investigação da Água (Espanha) e o Centro de Investigação Ambiental Helmholtz (Alemanha). O projeto, que inclui uma aplicação e uma plataforma web, conta com 845 mil euros da UE até 2021. A aplicação de telemóvel, em fase de testes nos três países, permite de forma simples e gráfica que os agricultores registem e analisem tendências do estado da sua cultura e da produtividade ou avaliem ciclos de temperatura, precipitação e intempéries. AgroPortal.
Sem comentários:
Enviar um comentário