Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Bico calado

  • «(…) Face a imbecis de diversas origens e posições, a jovem sueca marca a agenda climática, transmite a noção da emergência à opinião pública mundial e intimida os capatazes da poluição e os políticos a quem apenas interessa a próxima eleição. Os insultos à jovem são provenientes de adultos mais autistas do que ela, quase sempre com menos conhecimentos e mais raiva, e sem o carisma e a eficácia com que ela nos convoca para a tarefa urgente de defender o ar, a água e o solo para os filhos e netos. (…) Obrigado, Greta Thunberg, pela consciência crítica que nos obriga a formar e o remorso que nos faz sentir cada vez que deixamos a luz acesa, usamos o carro, sem precisão, ou devastamos a natureza com pilhas, plásticos, metais pesados e outros poluentes letais.(…)» Carlos Esperança.
  • «(…) Pessoas como Telmo Correia, João de Almeida e Nuno Melo atacaram o activismo de Greta. Falam em "circo" e "radicalismo", e João Almeida refere que, apesar de "meia dúzia de palavras de ordem", "tudo fica mais ou menos na mesma". Termina o seu tweet dizendo que "É preciso fazer política a sério." Pois bem, segundo o projecto Olimpíadas do Carbono, o programa do CDS tinha zero medidas concretas para a redução da emissão de CO2 e cumprimento das metas de neutralidade carbónica. Zero! Além disso, vale a pena recordar que o coordenador do programa eleitoral do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, saiu recentemente do partido para integrar a administração da Galp, talvez a empresa portuguesa com menor interesse em regulação ou taxação sobre o consumo de combustíveis fósseis, para reduzir a emissão de CO2. (…)» Uma página numa rede social.
  • Funcionários do aparelho militar e da secreta britânica têm colaborado com alguns media corporativos para impedir Corbyn de ser eleito primeiro-ministro, garante o Daily Maverick.
  • A Comissão Europeia determinou que a República Checa deverá devolver centenas de milhões de coroas em subsídios da UE, uma vez que o primeiro-ministro Andrej Babiš não se separou suficientemente das propriedades que receberam os fundos. EurActiv.
  • Magnata da aviação russo desvia lucros da Defesa Australiana para paraísos fiscais. Tudo começou em 2010, com um contrato do ministério da Defesa australiano com a russa Air Company Vertical-T para o fornecimento de helicópteros de carga para apoiar soldados australianos em ação no Afeganistão. Michael West.
  • De 1 a 3 de dezembro, os transportes públicos de Milwaukee reservaram, em cada um dos seus veículos, um lugar vago que incluiu uma rosa vermelha e um cartaz especial com a foto de Rosa Parks e uma mensagem sobre o seu ato corajoso de luta contra a segregação racial. MLive.

Sem comentários: