Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 8 de março de 2019

Tomar: Nevoeiro encobriu poluição no Nabão

  • «Tomar acordou sob um manto de nevoeiro e de poluição no seu rio Nabão. Quanto tempo durará mais toda esta infâmia?» Américo Costa, Aqua Tomar.
  • Os alunos poderão faltar às aulas em Edimburgo para participar num protesto global pela crise climática. A Câmara de Edimburgo disse que os alunos poderiam participar na manifestação prevista para o exterior do Parlamento Escocês, desde que tivessem autorização dos pais ou responsáveis. BBC.
  • A orientação atualizada do governo do Reino Unido sobre fraturação hidráulica foi considerada ilegal pelo Supremo Tribunal britânico, conta o The Guardian. A avaliação foi feita na sequência de uma ação legal do grupo Talk Fracking, que alegou que a nova orientação do governo não levou em conta «desenvolvimentos significativos e materiais na compreensão das emissões de gases de efeito estufa decorrentes do fracking». O Financial Times acrescenta: «A decisão chega num momento delicado para o governo, que apoiou o desenvolvimento da fraturação hidráulica como um meio de impulsionar o fornecimento doméstico de gás», embora seja «improvável que a decisão tenha um impacto imediato sobre onde a fraturação hidráulica é aprovada ». No entanto, o «caso abre a porta para as pessoas se oporem à fraturação hidráuylica na sua área por causa da crise climática», diz o The Independent. Via Carbon Brief.
  • As empresas químicas não forneceram informações importantes sobre segurança em 74% dos casos verificados pelas autoridades, violando as leis REACH, revela um relatório da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA).
  • O milionário Michael Bloomberg está a lançar uma nova campanha chamada «Beyond Carbon» (Para lá do Carbono) em vez de concorrer à presidência dos EUA. Bloomberg.
  • Moradores de Central Sands, em Wisconsin, queixam-se de que a indústria leiteira está a contaminar as águas dos seus poços com efluentes de estrume de gado. 41% dos poços de Wood e Juneau Counties revelam níveis de nitratos muito superiores aos estabelecidos pelas autopridades locais de saúde. Estão, por isso, a processar a Central Sands Dairy e a Wysocki Produce Farm, de Nekoosa. Entretanto, Saratoga, do outro lado do rio Wisconsin, acompanha o processo. Desde 2012 Saratoga, uma pequena cidade conhecida pelas suas ribeiras de trutas, está empenhada numa batalha sobre uma proposta do grupo Wysocki para ampliar as suas vacarias. NRDC.
  • A mineira Glencore financiou secretamente uma «campanha coordenada a nível mundial para estimular a procura de carvão minando ativistas ambientais, influenciando políticos e divulgando mensagens sofisticadas pró-carvão», revela uma investigação do The Guardian Australia.

Sem comentários: