Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Reino Unido: professores e alunos unidos pelo Clima

  • Os professores britânicos vão juntar-se aos alunos em greve com um protesto para exigir que o currículo nacional seja reformado para tornar a crise climática e ecológica uma prioridade educativa. The Guardian.
  • A Igreja Católica agendou um Sínodo para outubro, uma reunião em que bispos e padres (e uma freira) dos nove países amazónicos da América Latina discutirão questões ambientais, indígenas e de alterações climáticas. O governo de Jair Bolsonaro considera a iniciativa um ataque à soberania nacional por parte de uma igreja progressista. Para mostrar sua oposição ao Sínodo da Amazónia, o governo brasileiro vai patrocinar um simpósio em Roma, um mês antes da reunião do papa, para apresentar exemplos de preocupação e cuidado do Brasil pela Amazónia. Em questão estão dois pontos de vista opostos: a Igreja Católica, sob o Papa Francisco, vê a si mesma e a todas as nações como mordomos da Terra e de povos indígenas e tradicionais menos privilegiados. Bolsonaro e muitos dos seus aliados ruralistas e evangélicos vêem a Amazónia como um recurso a ser usado e desenvolvido livremente pelos homens. Mongabay.
  • Um ativista ambiental mexicano foi assassinado antes de um referendo sobre uma polémica central termoelétrica e oleoduto que ele combatia. Samir Flores Soberanes, um indígena Náhuatl, foi morto em sua casa na cidade de Amilcingo, no estado de Morelos, a 130 Km a sul da Cidade do México. Era um ativista de direitos humanos, produtor de uma estação de rádio comunitária e opositor de longa data do Proyecto Integral Morelos, que inclui a central e o oleoduto. The Guardian.
  • Todos os dias, muitos milhões de galões de água contaminada com arsénico, chumbo e outros metais tóxicos fluem de alguns dos locais de mineração mais contaminados dos EUA para córregos e lagoas adjacentes sem serem tratados. Isto está a envenenar a vida aquática e a contaminar o abastecimento de água em Montana, Califórnia, Colorado, Oklahoma e pelo menos cinco outros estados, denuncia uma investigação da Associated Press.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue