- Loulé suspende PDM para travar onda de construção no litoral, nomeadamente o projeto para converter o parque de campismo de Quarteira num empreendimento com torres de seis pisos. A medida mereceu parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Algarve, chama a atenção para um conjunto de fragilidades ambientais que importa minimizar no âmbito da revisão do PDM neste troço da costa. O avanço do mar, sublinha o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), ocorre a uma média de 1,4 metros por ano. Segundo o POOC, a lagoa da foz do Almargem faz parte do corredor das Zonas Húmidas entre Armação de Pêra e o Ancão, tal como sucede com a lagoa dos Salgados, em Albufeira, que também se encontra em risco. Público.
- A energia eólica gerada a partir de plataformas costeiras do alto mar aumentou 18% em 2018 na Europa. WindEurope.
- As energéticas preparam-se para extrair mais combustíveis fósseis. As consequências para o clima podem ser desastrosas, titula o The Economist.
- O governo britânico rejeitou os pedidos de fraturação hidráulica da Cuadrilla e da Ineos para aliviar o rigor das sobre os terremotos causados pelas suas operações. As empresas contestam a decisão alegando que assim não podem trabalhar. The Guardian.
- Registou-se uma queda de 80% em alguns tipos de multas aplicadas contra os poluidores, dizem os números divulgados pela administração Trump citados pelo LATimes.
- New York introduziu uma taxa de congestionamento de $2.50 para os táxis em áreas movimentadas de Manhattan para reduzir o número de carros nas ruas. Evening Standard.
- Era uma vez um advogado que tinha uma residência de verão junto de uma praia. Um dia resolveu vedar a praia, alegando ameaças à segurança por parte de turistas. A comunidade e veraneantes, na presença das autoridades, derrubaram a vedação para não terem de dar uma grande volta para tomar banho e porque a praia é de todos. Aconteceu em Calcurrupe, Lago Ranco, no sul do Chile.
- Ministério Público Federal investiga anulação de multa ambiental de Bolsonaro. Bolsonaro foi flagrado em área protegida com vara de pescar em 2012; anulação ocorreu após a eleição. Gazeta do Povo.
- Governo brasileiro assina decreto ambiental para facilitar o pagamento das multar e fornecer desconto aos devedores; espera-se que pelo menos 35% do valor seja pago. Campo Grande News.
- O The Intercept contra como Ricardo Salles, atual ministro do Meio Ambiente do Brasil, conseguiu fazer adulterar um mapa ambiental para beneficiar mineradoras.
Sem comentários:
Enviar um comentário