Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Bruxelas: milhares de estudantes exigem melhor proteção do Clima

  • Pela terceira semana consecutiva, mais de 30 mil estudantes desfilaram pelas ruas de Bruxelas exigindo uma melhor proteção do Clima. Reuters.Video. Em Berlim, 10 mil fizeram o mesmo.
  • A Comissão Europeia processou a Espanha por nada ter feito para proteger o aquífero de Doñana, uma área protegida, uma das mais importantes reservas naturais da UE e Patrimônio da Humanidade. O processo contra a Espanha começou em 2010, quando a WWF apresentou uma queixa a Bruxelas. El País.
  • As altas temperaturas registadas em Melbourne já provocaram a suspensão do Open de ténis e diversos apagões. Reuters.
  • A Armada norte-americana rejeitou mais de 4 mil processos de indemnizações exigidas por vítimas de graves problemas de saúde provocados por ingestão de água contaminada na base militar de Camp Lejeune, na Carolina do Norte. O problema foi detetado em meados dos anos 1980s, tendo o Department of Veterans Affairs calculado que 900 mil militares terão sido afetados entre 1953 e 1987. De então para cá, mais de 4 processos exigem indemnizações por contaminação por Tricloroetileno, vugo TCE, uma substância química usada para desengordurar metais, considerada concerígena pelo Centro de Controle de Doenças e pela Agência de Proteção Ambiental. ABC
  • O colapso de 3 barragens de efluentes de minério de ferro da mineradora brasileira Vale SA provocou o desaparecimento de 200 pessoas. Reuters. A Greenpeace não hesita em afirmar: «Isto não é apenas um desastre, é um crime ambiental. E os responsáveis por isso precisam ser responsabilizados.
  • A qualidade do ar em navios de cruzeiro é tão má que pode prejudicar a saúde, alerta um relatório da Johns Hopkins University, Bloomberg School of Public Health. A ré destes super navios é o pior lugar. Ironicamente, é aí que em geral os passageiros passam mais tempo devido à proximidade de piscinas e outros espeços desportivos. As empresas envolvidas respondem referindo vultuosos investimentos em tecnologia de ponta para minimizar este tipo de impactos. CNN.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue