Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Jacinto-de-água já chegou ao Guadiana e pode ameaçar o Alqueva

  • O Jacinto-de-água já chegou ao Guadiana e se não lhe for dado combate de morte poderá colonizar a albufeira do Alqueva, alerta a Quercus, citada pelo DN. Há mais de uma década que Espanha tem combatido esta invasora, calculando-se que, este verão, tenham sido retiradas do troço espanhol deste rio cerca de 2 mil toneladas por dia com recurso a ceifeiras aquáticas. As altas temperaturas das águas do Guadiana, acima dos 27 graus, têm favorecido a propagação do Jacinto-de-água, o que impede a entrada da luz solar e a oxigenação das águas, com graves impactos para a biodibersidade local.
  • A procura da biomassa florestal duplicou nos últimos 10 anos. Prevê-se que a procura e a oferta global aumentem mais de 250% na próxima década, facto que irá prejudicar as energias solar e eólica. A pressão sobre as florestas colide com uma das recomendações do último relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, nomeadamente a urgência de proteger e expandir as florestas a curto prazo. Environmental Paper Network.
  • O passeio da esplanada de Capo Beach, Califórnia, foi destruído pela tempestade de sexta-feira, 30 de novembro. Há anos que a subida do nível das águas do mar e ondas fortes têm acelerado a erosão costeira nesta e noutras zonas da Califórnia. The Orange County Register.
  • Milhares de alunos manifestaram-se em várias cidades ausralianas exigindo ao governo a tomada de medidas de combate às alterações climáticas, conta o The Sidney Morning Herald.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue