Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Caramulo e Baixo Vouga: a grande indústria da madeira pulveriza eucaliptais e coloca abelhas em risco

Ponta do Ermo, S. Miguel-Açores. Foto: José Pereira 7jul2018.
  • Um golfinho deu à costa de Espinho. O cadáver, em adiantado estado de decomposição, foi encontrado na praia das Sereias, envolto em redes de pesca. Maré Viva 11jul2018 p4
  • Duas dezenas de praias disseram não ao petróleo em Portugal, titula o Shifter.
  • Em Cacela Velha, num terreno junto a um campo arqueológico, alfarrobeiras, oliveiras e outras espécies autóctones foram arrasadas. A intervenção, efetuada parcialmente em zona do Parque Natural da Ria Formosa, sem autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, terá sido realizada a coberto das medidas preventivas contra os incêndios. Prosseguem as investigações para apuramento de responsabilidades. Público.
  • A grande indústria da madeira pulveriza eucaliptais no Caramulo e Baixo Vouga e coloca abelhas em risco. Por isso, a Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI), a CNA e Apicultores da Serra do Caramulo reclamam ao Governo e demais Órgãos de Soberania que tomem medidas no sentido de esclarecer completamente esta situação e para responsabilizar quem age de modo irresponsável com este tipo de pulverizações de pesticidas. Reclamam ainda que o governo apoie os Apicultores da Serra do Caramulo que vêem as suas produções de Mel com quebras de 60% a 70%.  CNA.
  • Michael Gove foi acusado de «hipocrisia do Brexit verde» por tentar enfraquecer a regulamentação de um produto químico branqueador, Ti02, encontrado em cosméticos e protetores solares, suspeito de ser cancerígeno. A comissão europeia tinha proposto a rotulagem obrigatória e a proibição de cosméticos para o dióxido de titânio (TiO2) depois de a Agência Europeia de Produtos Químicos (Echa) tê-lo considerado potencialmente cancerígeno. The Guardia
  • A Irlanda comprometeu-se a desinvestir fundos públicos de empresas de combustíveis fósseis, depois do Parlamento ter aprovado uma lei que obriga o Ireland Strategic Investment Fund a retirar 8,9 biliões de euros investidos em petróleo, gás e carvão. Reuters.
  • Os operadores de reciclagem norte-americanos entraram em rutura após a China ter proibido a importação de resíduos para reciclagem. AFP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue