sábado, 16 de dezembro de 2017

Polónia diz que vai respeitar a decisão do supremo tribunal da União Europeia sobre o abate de árvores na floresta de Bialowieza

Imagem captada aqui.
  • A Polónia respeitará a decisão do supremo tribunal da União Europeia sobre o abate de árvores na floresta de Bialowieza, que beneficia de um plano de proteção ambiental da UE, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki. Reuters. Já em novembro se sabia que a Polónia poderia ser multada em 117 mil euros se não suspendesse o abate de árvores na floresta de Bialowieza, património da Hmanidade da Unesco. Em março, a Polónia autorizarao abate massivo da sua floresta de Bialowieza, alegando estar infetada por um besouro. Na altura, vários cientistas e grupos ambientalistas contestaram esta decisão porque a floresta integra o património mundial da Unesco desde 1979. 
  • A petrolífera BP combinou com funcionários da Universidade de Hull e da Hull City of Culture, que coordena eventos culturais em Hull, limitar a quantidade de críticas que a BP receberia em resposta às suas palestras patrocinadas na universidade. DesmogUK.
  • Em 1991, um documentário da Shell alertava para os elevados riscos das alterações climáticas, relembra-se aqui. Em fevereiro deste ano, também o The Guardian falava disto.
  • O supremo tribunal da Índia ordenou uma investigação a um alegado esquema de corrupção e fraude que envolveu companhias energéticas, entre as quais o Grupoo Adani, na fuga de dinheiros públicos, com consequente prejuízo para os consumidores. Tudo através da inflação dos preços do carvão e de equipamentos, que permitiram a subida dos preços ao consumidor e o desvio de capitais de empresas públicas. The Guardian.

Sem comentários: