quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Madeira: obras da barragem do Paul da Serra contaminam levadas

Foto: Jefta Images/Barcroft Images
  • As obras de construção da barragem do Paul da Serra, na Madeira, já estão a provocar a poluição de várias levadas e a barragem em si própria pode provocar danos irreversíveis nos aquíferos e lençóis subterrâneos de água da ilha, alertam ambientalistas. A secretária do Ambiente e a Empresa de Eletricidade da Madeira garantem que não haverá problemas. RTP.
  • O governo britânico vai disponibilizar cerca de 100 milhões de libras para apoiar a primeira geração de pequenas centrais nucleares, que fornecem um décimo da energia das grandes centrais nucleares. A Rolls-Royce e várias empresas americanas e chinesas têm pressionado e aguardado este tipo de apoio desde que George Osborne lhes prometeu 250 milhões há dois anos. The Guardian.
  • A Noruega está a desmantelar a central a gás de Kårstø. Só operou 5 anos (2007-2014), o que representa um desperdício financeiro de 240 milhões de dólares. CT.
  • Um memorando de entendimento para a construção do gasoduto de gás natural subaquático mais longo do mundo foi assinado pelos Ministros da Energia de Israel, Chipre, Grécia, Itália e União Europeia. O gás será transportado do campo israelita de Leviathan e do bloco cipriota de Afrodite. EJP.
  • Os médicos do Sri Lanka apelaram à federação de cricket para rever o seu regulamento depois de um jogo entre a Índia e o Sri Lanka ter continuado após 3 interrupções, quando alguns jogadores vomitaram e manifestaram dificuldades em respirar. A Indian Medical Association também criticou severamente a decisão das autoridades desportivas. AFP/TD.
  • A Crestone Peak Resources, petrolífera baseada em Denver e com 200 poços em Erie, acaba de processar a cidade de Crestone alegando que as regras sobre cheiros são inconstitucionais devido à sua linguagem vaga. DP.
  • Centenas de cidadãos manifestaram-se junto do capitólio do estado da Virgínia para protestar contra dois projetos de gasodutos, alegando que contaminarão nascentes, ribeiros, rios e lagos. The Roanoke Times.
  • A Amnistia Internacional denuncia a morte de 58 defensores de direitos humanos em 2017 no Brasil, a maioria relacionada com questões ligadas ao ambiente e à disputa de terras. Globo.
  • A China lança o primeiro cargueiro elétrico do mundo para transportar carvãoTP. Irónico?
  • A maior parte do plástico que chega ao mar é lançado por 8 rios asiáticos (Yangtze, Indus, Yellow, Hai, Ganges, Pérola, Amur/Heilong, Mecão) e 2 africanos (Nilo e Níger). DW.

Sem comentários: