Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Ministra enfurece mineiras e coloca cargo em risco

Imagem: Jorge Gamboa.
  • O Évora Molten Salt Platform é um projecto pioneiro de produção e armazenamento de energia aproveitando a luz do sol, sem poluição e que pode ter baixo custo. Financiada pelo governo alemão e pela Universidade de Évora, a nova tecnologia vai fundir sais que, por sua vez, vão levar à criação de vapor de água para produzir energia. JNegócios.
  • 21 maio: Dia Europeu da Rede Natura 2000. 25 anos depois da criação do maior conjunto de espaços protegidos do mundo.
  • A Comissão Europeia adoptou um novo plano de acção com o objectivo de melhorar a protecção da natureza e da biodiversidade na União Europeia. O plano consiste em 15 acções a realizar até 2019 e procura melhorar rapidamente a aplicação das Directivas Aves e Habitats. Estas directivas estabelecem a maior rede mundial de áreas protegidas ricas em biodiversidade (rede Natura 2000), que abrange 18 % da superfície terrestre e 6 % da zona marítima da UE. As 15 acções concentram-se em quatro áreas prioritárias: melhorar as orientações e os conhecimentos e garantir uma melhor coerência com objectivos socioeconómicos mais abrangentes; desenvolver uma apropriação política e reforçar o cumprimento das disposições; reforçar o investimento na rede Natura 2000 e melhorar a utilização dos instrumentos financeiros da UE; e melhorar a comunicação e a sensibilização e envolver os cidadãos, as partes interessadas e as comunidades.
  • East Devon vai começar a aplicar multas de 80 libras a quem alimentar gaivotas. Tudo para agradar aos turistas. É que as gaivotas, viciadas em comida oferecida por alguns locais, atacam quem não lha dá, nomeadamente os turistas. Reuters.
  • O WWF é o vencedor do prémio Greenwashing do Ano atribuído pela Survival pela parceria que tem mantido com 7 madeireiras (Bolloré Group, Danzer Group, Decolvenaere Group, Pasquet Group, Rougier Group, SEFAC Group and Vicwood Group ) que exploram 4 milhões de hectares de florestas no centro de África, destruindo habitats e modos de vida dos Baka e dos pigmeus Bayaka. Relatório.
  • Uma explosão numa residência em Firestone, no Colorado, matou duas pessoas e obrigou a maior petrolífera do estado a encerrar alguns dos seus poços. A casa tinha sido construída em 2015, a 54 metros de um poço explorado em 1993. E&ENews.
  • A ministra do Ambiente das Filipinas, Regina Lopez, poderá ver o seu nome vetado no governo. Tudo porque durante o tempo em que exerceu funções, irritou a indústria mineira ao mandar encerrar 22 das 41 minas do país com o objetivo de proteger os aquíferos. Ainda recentemente cancelou vários contratos para abertura de minas e proibiu, a semana passada, projetos de novas minas a céu aberto.
  • O site Plastic Adrift permite a simulação de como os resíduos de plástico se juntam e formam «sopas de plástico» à deriva no oceano. Para ter uma ideia, escolha uma região e largue o patinho digital ao longo da costa; o mapa replicará o movimento do plástico a partir desse sítio, durante um período de 10 anos.

Sem comentários: